Projeto do Programa Farmácia Solidária é aprovado e aguarda sanção do governador para virar Lei no estado

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade na última terça-feira, 10, o Projeto de Lei 158/2019, da deputada estadual, Francis Somensi (PRB), que institui o Programa Solidare – Farmácia Solidária no Rio Grande do Sul. A matéria passou antes pelas apreciações das Comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Meio Ambiente e de Segurança e Serviços Públicos da Casa. Nas próximas semanas deverá ser sancionado pelo governador Eduardo Leite para se transformar em Lei estadual e poder ser implantado pelos municípios gaúchos.

Trata-se de uma proposta de conscientização, doação, reaproveitamento e distribuição gratuita de medicamentos válidos, além de prever a destinação final de forma correta dos remédios vencidos. A experiência já funciona há quatro anos em Farroupilha, sendo que nesse período, beneficiou 12 mil pessoas, proporcionando uma economia de R$ 1,7 milhões, para o município. Outro resultado positivo, foi evitar que duas toneladas de medicamentos vencidos, fossem lançados ao meio ambiente. A deputada entende que A iniciativa busca também evitar a intoxicação medicamentosa e a automedicação.

Desde sua inauguração até maio de 2019, a farmácia já recebeu 1.519.926 de medicamentos, ou seja, mais de R$ 3 milhões. Mais de 12 mil pessoas foram beneficiadas com 927.303 medicamentos.

A deputada destaca que esse projeto foi a principal bandeira em sua campanha e que havia se comprometido com a população de levar a proposta para o estado, “ para mim é um sonho realizado, por isso a gente está muito feliz, foi um exemplo que levamos para todos e serve como um case de sucesso que temos há 4 anos em nosso município e que agora vai poder ser levado adiante”, alegra-se.

Como ajudar

Para que mais pessoas tenham acesso a medicamentos gratuitos e o meio ambiente esteja cada vez mais protegido, basta entregar os remédios que você não utiliza mais nos seguintes pontos de coleta:

  • Unidades Básicas de Saúde (bairros e centro)
  • Prefeitura Municipal
  • CEAC
  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais
  • Câmara de Vereadores
  • Sicredi Instituição Financeira Cooperativa
  • Bigfer Ind. E Com. De Ferragens Ltda

Fotos: Adroir Fotógrafo