Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti ocorre neste sábado em Farroupilha

Não apenas no verão, em que o mosquito Aedes aegypti se reproduz com maior velocidade, mas no inverno os hábitos de prevenção da dengue devem ser mantidos. Por isso, no próximo sábado, dia 17, a Prefeitura de Farroupilha realiza uma ação de recolhimento de embalagens e materiais que acumulem água, sendo possíveis criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. Neste dia, cinco pontos da cidade estarão com equipes fazendo o recolhimento das 9h às 15h. Em caso de chuva ou mau tempo o mutirão será cancelado e nova data será definida.

A secretária de Saúde, Rosane da Rosa, destaca que podem ser entregues todo o tipo de materiais, entre eles: potes, tampas, garrafas plásticas ou de vidro, latas e, principalmente, pneus. “O nosso foco principal será o recolhimento de pneus, pois eles não são recolhidos, tu não consegue descartar eles nas lixeiras e nem nos contêineres”, orienta.

Rosane ainda comenta que equipes de combate à endemias realizam trabalhos contínuos de verificação de focos nas residências. Neste ano, não foram diagnosticados nenhum caso de doenças transmitidas pelo mosquito em Farroupilha. Quando os profissionais encontram algum foco, toda a área próxima ao local recebe um trabalho de prevenção.

Pontos de recolhimento:

Praça Matriz
UBS 1° de maio
UBS Cinquentenário
UBS São José
Salão Comunitário do Bairro Industrial

Orientações para evitar a criação do mosquito Aedes aegypti:

  • Elimine do seu pátio objetos que possam acumular água e servir para a o mosquito depositar seus ovos e se multiplicar;
  • Lembre-se de manter bem fechada as caixas d’agua, toneis e tanques que armazenam água;
  • Encha de areia os pratinhos de plantas;
  • Lave com frequência os objetos utilizados para alimentar e dar água aos cães e outros animais domésticos;
  • Recolha potes, tampas, garrafas plásticas ou de vidro, latas, pneus e outros recipientes que possam acumular água parada;

 

Ouça a entrevista com a secretária de Saúde, Rosane da Rosa:

 

Foto: Prefeitura de Farroupilha – divulgação