Afapan entrega recursos à onze escolas que desenvolvem projetos de educação ambiental

Após a realização do VI Almoço Ecológico, a Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan) vai realizar um ato de entrega de recursos à onze escolas de Farroupilha que executam projetos voltados à educação ambiental. O evento será realizado nesta terça-feira, dia 06, às 18 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar).

A presidente da Afapan, Ângela Maria Jung Silvestrin, explica que, primeiramente, o valor arrecadado no almoço é dividido entre a Associação dos Agricultores Ecológicos e a Afapan, sendo que o recurso que fica com essa entidade é integralmente repassado às escolas. O rendimento total do almoço soma pouco mais de R$ 8 mil. Com isso, cada instituição de ensino vai ganhar aproximadamente R$ 450. “A gente distribui esses recursos há vários anos. A cada ano a gente vê o avanço das escolas, colocam flores, fazem cactários, fazem hortas, colocam bancos ao ar livre, trabalham com os resíduos”, comenta.

Todas as escolas de Farroupilha receberam o convite para participarem desta iniciativa. As escolas que têm uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) podem apresentar os seus projetos. A partir daí, a Afapan visita as escolas para conhecer o trabalho realizado pelos professores e alunos. As que desenvolverem ações voltadas à temática ambiental podem ser contempladas com esses recursos.

Na Escola Municipal Nossa Senhora de Caravaggio, a professora Maria Evelize Sangalli Rodrigues já desenvolveu diversas atividades de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente com seus alunos. Entre elas estão a confecção de bloquinhos utilizando folhas usadas, limpeza de canteiros de flores, mutirão de limpeza, confecção de sabão com óleo usado, coleta de papel branco nas salas de aula, conscientização da importância da reciclagem, pesquisa e criação de informativos sobre reciclagem e confecção da identificação das lixeiras das salas de aula.

Lista das escolas contempladas:

Escola Municiapl Angelo Chiele
Escola Municipal Angelo Venzon Neto
Escola Municipal Antonio Minella
Escola Municipal Ilza Molina Martins
Escola Municipal João Grendene
Escola Municipal Maria Bez Chiele
Escola Municipal Nossa Senhora de Caravaggio
Escola Municipal Oscar Bertholdo
Escola Municipal Presidente Dutra
Centro de Atendimento Integral Odete Zanfeliz
Centro de Atendimento Integral Senador Teotônio Vilela

 

Confira as fotos dos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Caravaggio desenvolvendo as atividades propostas pelo projeto:

Foto: Maria Evelize Sangalli Rodrigues