Escolas recebem da Afapan recursos do almoço ecológico para projetos ambientais

A Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan) entregou na noite desta terça-feira, 07, cheques no valor de R$ 450,00 para 11 escolas que foram contempladas com seus projetos. Esses recursos são oriundos do almoço ecológico realizado no dia 19 de maio, em parceria com a Associação Farroupilhense dos Agricultores Orgânicos (Afago), que tradicionalmente destina 50% da arrecadação para à entidade, que repassa às escolas. Os estabelecimentos se inscrevem com projetos que passam por avaliação da Afapan. Entre os critérios estão o compromisso da escola de participar da formação que a entidade promove durante o ano, envolvimento na venda dos ingressos para o almoço, apresentação do projeto Agenda 21 e visita da Afapan na escola para acompanhar a execução dos projetos contemplados.

A diretora da Afapan, Angela Maria Silvestrin disse que esses recursos são importantes para as escolas, na medida em que elas encontram dificuldades na questão e esse dinheiro ajuda em muitas iniciativas, ou para consertar algum problema na parte estrutural e compra de material escolar. “Nós da Afapan visitamos as escolas e esse ano que passou elas realizaram projetos maravilhosos, então a gente fica muito feliz em saber que empregam bem esses recursos”, comemora.

A professora da Escola Municipal Angelo Chiele, localizada no bairro São Luiz, Roberta Meneguel, disse que a escola desenvolve projeto na área do Meio Ambiente, desde o ano de 2000, e, já está com várias iniciativas como o recolhimento do plástico do bem e outros resíduos, o gerenciamento de resíduos e a horta da escola. Ela destaca que é fundamental esse dinheiro para a escola seguir com seus projetos, já que a maioria necessita de recursos.

Fabiane Ines Bertoni Zucco, professora do Centro de Atendimento Integral, Odete Zanfelis, lembra que os recursos são utilizados para os projetos da escola, que desenvolve iniciativas como o plástico do bem, horta escolar (com plantas de chás, temperos e ervas medicinais para o uso da instituição), recolhimento de pilhas, coleta de radiografias, plantio de mudas, montagem de bancos para as crianças sentarem, o jardim feito com garrafas pet, utilização de pneus para floreiras, reutilização de caixas de leite como porta trecos, segregação nas salas de aulas com lixeiras para coleta dos resíduos orgânicos e recicláveis. Ela destaca também que a escola precisa de material para desenvolver seus projetos e com esses recursos consegue amenizar muitas situações com a aquisição de materiais e ferramentas.

Lista das escolas contempladas:

Escola Municiapl Angelo Chiele
Escola Municipal Angelo Venzon Neto
Escola Municipal Antonio Minella
Escola Municipal Ilza Molina Martins
Escola Municipal João Grendene
Escola Municipal Maria Bez Chiele
Escola Municipal Nossa Senhora de Caravaggio
Escola Municipal Oscar Bertholdo
Escola Municipal Presidente Dutra
Centro de Atendimento Integral Odete Zanfeliz
Centro de Atendimento Integral Senador Teotônio Vilela

 

Foto: José Theodoro