Agricultor colhe batata-doce gigante em Fagundes Varela

Uma batata-doce de 11kg, com 50cm de comprimento. Essa foi a surpresa encontrada pelo agricultor Alberto Serafin, quando foi colher as batatas em sua horta, em Fagundes Varela.

No município, o cultivo de batata-doce para autoconsumo é uma atividade tradicional e faz parte da cultura local. A partir de 2015, a Emater/RS-Ascar iniciou uma campanha anual visando à obtenção de mudas saudáveis, livre de doenças, a fim de melhorar a produção desse alimento pelas famílias e, desde então, a produtividade das batatas tem superado as expectativas. Foi uma dessas mudas obtidas pelo agricultor que gerou a batata-doce gigante de 11kg.

A batata-doce é da variedade BRS Rubissol, desenvolvida pela Embrapa e, segundo a Instituição, tem produtividade média de 40 toneladas por hectare. Além desta, as famílias podem obter, na campanha, mudas das variedades BRS Cuia e BRS Amélia. De acordo com engenheiro agrônomo do Escritório da Emater/RS-Ascar de Fagundes Varela, Leandro Ebert, em 2017 foram entregues, através da campanha, mais de duas mil mudas de batata-doce, para mais de 50 famílias do município.

 

Informações: Assessoria de Imprensa Emater/RS/-Ascar

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas