Almoço beneficente em prol do Projeto Mão Amiga de Farroupilha será no próximo domingo, na Comunidade de São Luis

No próximo domingo, 2, ocorre na Comunidade Capela São Luis, mais um almoço beneficente em prol do Projeto Mão Amiga de Farroupilha. O programa auxilia crianças que não foram contempladas em vagas de escolas infantis públicas com o pagamento de 50% do valor em escolas particulares. O cardápio do almoço inclui risoto, galeto al menarosto, saladas diversas, pão, café com biscoito e sagu com creme. Os ingressos custam R$ 35 e podem ser adquiridos diretamente com os voluntários. O contato pode ser feito pelo (54) 99988-3308.

Projeto Mão Amiga

O Projeto Mão Amiga – é um dos projetos sociais dos Capuchinhos, criado em 7 de setembro 2009 por um grupo de voluntários, motivados pelo frei Jaime Bettega e sensibilizados pelo número elevado de crianças em situação de vulnerabilidade social, devido a falta de vagas na rede pública municipal de educação infantil, na cidade de Caxias do Sul.

O Projeto Mão Amiga acolhe as famílias que possuem crianças de zero a quatro anos, que não foram contempladas com vagas nas escolas de educação infantil públicas e as encaminha para escolas particulares de educação infantil, parceiras do projeto, que reduzem os valores das mensalidades. O Projeto paga 50% do valor da mensalidade da criança beneficiada e o restante é pago pelos pais, diretamente à escola parceira.

As famílias das crianças beneficiadas pelo Projeto, também recebem atendimento, através de trabalhos de cunho informativo, educativo e preventivo, visando a ressignificação das suas condições e modo de vida, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Em Farroupilha, o Projeto Mão Amiga foi apresentado aos alunos do IFRS, curso Processos Gerenciais, disciplina de Gestão de Projetos, pela professora Tânia Craco. A turma era composta por 23 alunos. O objetivo era de replicar o Projeto Mão Amiga Caxias. A partir do objetivo proposto, os alunos começaram a planejar como seria implementado o Projeto em Farroupilha.

Estabeleceram a meta de beneficiar 12 crianças para o ano de 2017 e, para tanto, iniciaram a arrecadação de recursos através do almoço beneficente e da venda de calendários. Concomitante ao trabalho da disciplina os alunos convidaram pessoas da comunidade para participarem do Projeto de forma voluntária, considerando que para a consecução dos objetivos propostos teriam que estar legalmente constituídos. Surge, então, a Associação Mão Amiga Farroupilha, em 21 de outubro de 2016 e amplia a meta de atendimento para 25 crianças. No município o projeto é presidido pelo empresário e músico Fabiano Feltrin.

Foto: Divulgação / Projeto Mão Amiga