AMAFA promove atividades na Semana da Conscientização do Autismo

Com o objetivo de conscientizar e informar a comunidade, no dia 02 de abril é lembrado o Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo. Por isso, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (AMAFA) preparou uma semana dedicada ao tema. De 1° a 5 de abri serão realizadas atividades junto com os autistas e familiares que frequentam a sede da entidade e também ações no centro e bairros, para que o assunto chegue até a população.

Além disso, no dia 09 de abril, às 19h30, no salão Luterano, será promovido o tradicional Bingo da AMAFA. Quem quiser ajudar a entidade ainda pode comprar cartelas. Basta entrar em contato pelo 99673-0819 ou procurar a sede, localizada na rua Afonso Menegotto, final da rua, no bairro Vicentina.

De modo geral, o autismo ainda gera dúvidas e, muitas vezes, as pessoas não sabem do que se trata. Conforme a coordenadora da AMAFA, Aline da Rosa, com a implantação da nova sede da instituição no bairro Vicentina, local que ela considera mais próximo da comunidade, as pessoas passaram a buscar saber mais do que se trata o autismo. “A gente está a sete meses no local novo e é mais central, o pessoal está ligando, procurando para fazer serviço voluntário, para aprender o que seria a entidade”, comenta.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças desenvolvem o Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Um dos principais sintomas é o comprometimento das habilidades de comunicação e interação social das crianças. O distúrbio conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos assim que for feito o diagnóstico. Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Até o momento, o autismo não tem cura.

Recentemente a instituição aumentou o atendimento, passando a receber 43 autistas. As atividades são realizadas somente no período da tarde, mas com perspectivas de estender para a parte da manhã, embora sejam necessários mais recursos para que isso se concretize. A partir de agora também está sendo feita uma fila de espera, onde já estão inscritas outras seis pessoas.

 

Confira a programação completa da Semana da Conscientização do Autismo em Farroupilha:

Dia 01/04: Após liberação da Prefeitura, será colocado nas três praças principais laços azuis e cartazes com as seguintes frases:
1 – “O autismo é parte deste mundo, não um mundo à parte.” Educando en la vida
2 – “Autismo: apenas uma palavra. Não uma sentença.” Zazzle
3 – “O autismo não se cura, se compreende.” Autismo Ávila

Dia 02/04: Será soltado balões azuis no pátio da AMAFA e as 15:30 no salão da Amafa será feito com todos os profissionais/alunos e usuários um momento de reflexão sobre o Transtorno de Espectro Autista.

Dia 03/04: Piquenique e atividades no pátio.

Dia 04/04: As 13:30 passeio por Farroupilha, onde será entregue lembrancinhas para a conscientização e será soltado balões azuis no centro.

Dia 05/04: As 15:30 caminhada com todos os profissionais da AMAFA pelo bairro, com uma faixa de conscientização.

Dia 09/04: Bingo da AMAFA.

 

Ouça a entrevista com a coordenadora da AMAFA, Aline da Rosa:

 

Foto: AMAFA/ Facebook