Assembleia da UAB trata sobre segurança pública e infraestrutura dos bairros

Na noite desta segunda-feira, 27, foi realizada a Assembleia Extraordinária da União do Associações de Bairros (UAB) Farroupilha, junto ao salão do bairro Monte Pasqual. O encontro teve como principal pauta a segurança pública, contado com a presença de representantes do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Além disso, foram abordados assuntos como obras de tapa-buracos, iluminação pública, entre outros. Participaram da reunião cerca de 20 representantes de bairros e comunidades locais.

Durante a apresentação, os integrantes do Batalhão de Polícia mostraram os números dos crimes, apreensões e prisões em Farroupilha. Conforme o presidente da UAB, Dilço Batista Rodrigues, o intuito de aproximar as associações da Brigada Militar é fazer com que seja promovida a segurança. O presidente revela que cada bairro possui um grupo no WhatsApp, juntamente com o subcomandante major Juliano Amaral, o que possibilita que todos estejam em contato direto com o policiamento. Ele explica que o major costuma comunicar os grupos sobre as ações que estão ocorrendo no município. “Isso, de certa forma, dá pra nós uma sensação de segurança”, relata.

A UAB também está buscando mais diálogo com o poder público municipal. No início do mês de julho, as lideranças dos bairros se reuniram com os secretários municipais a fim de explanar as demandas e buscar agilidade no trabalho. Na ocasião, o prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo, não pôde estar presente. Segundo Dilço, algumas das reivindicações giram em torno dos reparos em buracos de rua e calçadas, iluminação pública e assuntos relacionados à saúde, como a eficiência do 0800 e a demora no atendimento no Hospital Beneficente São Carlos.

Está sendo realizado um trabalho para que as associações sejam mais fortificadas, que haja um elo entre elas e os moradores. Para isso, Dilço comenta que é importante que os bairros realizem suas assembleias, que façam grupos no WhatsApp para manter contato direto, entre outras ações.

Agora, a UAB irá agendar uma nova reunião para a segunda quinzena de agosto, juntamente com o prefeito e secretários municipais, para ver quais reivindicações da primeiro encontro já foram colocadas em prática. “Nós entendemos que o que nós fizemos através desses pedidos é uma forma de ajudar a administrar o município. Nós chegamos e entregamos pra eles. Assim, no outro dia de manhã, eles sabem onde têm coisas para fazer nos bairros”, argumenta.

Ouça a entrevista com o presidente da União do Associações de Bairros (UAB) Farroupilha, Dilço Batista Rodrigues:

 

Foto: Gleici Trois