Atividades voltadas à saúde e beleza da mulher estão sendo promovidas em Farroupilha

O mês de maio é muito especial às mulheres. No dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Já no próximo dia 18 deste mesmo mês é lembrada a Mulher Farroupilhense. Para marcar essas datas, a Secretaria da Saúde preparou uma semana com muitas atividades voltadas as nossas rainhas. Desde está segunda-feira, dia 04, as Unidades Básicas de Saúde do município estão realizando exames e prestando atendimento especial a elas.

De acordo com a secretária de Saúde de Farroupilha, Rosane da Rosa, as mulheres que procurarem os postos de saúde poderão realizar inúmeros exames. O objetivo da ação é priorizar a saúde da mulher. “As unidades estão fazendo esse acolhimento especial a todas as mulheres, para elas poderem encaminhar e realizar seus exames preventivos, como coleta do exame citopatológico, autoexame de mama, mamografia, testes rápidos de sífilis e HIV, hepatites”, explica Rosane.

Além disso, as equipes estão preparadas para conversarem com elas a respeito de outros assuntos relacionados a saúde, exercícios físicos, boa alimentação, entre outros. Também serão desenvolvidas atividades voltadas a saúde mental. Os exames são gratuitos e abertos a todas as mulheres. Não é necessário agendamento.

 

Domingo Delas

Para encerrar a semana das mulheres, a secretaria ainda promove o “Domingo Delas”. O evento ocorrerá no Parque dos Pinheiros no próximo domingo, dia 10, a partir das 15h30, com intensa programação. Segundo a secretária Rosane, terão atividades de embelezamento, saúde e lazer. Confira o que será realizado:

Verificação das vacinas;
Testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C;
Verificação da pressão arterial;
Autoexame de mama;
Realização de exame clínico de mama;
Orientação e distribuição de kits odontológicos;
Exposição de artes – Jaqueline Pauletti;
Desfile carnavalesco de pets.

 

Foto: Freepik