Batalhão de Polícia de Choque da Serra é inaugurado em Caxias do Sul

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 07, em Caxias do Sul o 4º Batalhão de Polícia de Choque. O evento contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite e do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

O governador destacou que a instalação dos novos batalhões em Caxias do Sul e Pelotas irão ajudar na redução ainda maior dos indicadores de criminalidade na região de Serra e no Estado.

Já o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o Batalhão instalado em Caxias do Sul vai transmitir maior sensação de segurança para a comunidade.

A entrega da nova unidade especial da Brigada Militar na Serra, dá sequência à estratégia do programa RS Seguro para reforçar o policiamento no Estado. O batalhão de Caxias conta com 110 policiais militares oriundos da formatura de 2 mil novos soldados ocorrida no mês de  agosto.

O Batalhão, comandado pelo major Álvaro Martinelli, irá atender demandas de 66 cidades da Serra Gaúcha em ocorrências de maior vulto, mas com foco principal em Caxias, Bento Gonçalves e Farroupilha. Esta tropa especializada é acionada para ações especiais, como responder ao ataque de uma quadrilha a um banco ou garantir a ordem em uma manifestação com milhares de pessoas.

Hoje, o Rio Grande do Sul possui três Batalhões de Choque: em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo. O Batalhão de Polícia de Choque está sediado no antigo prédio do  Senai José Gazola no bairro São José.

A área onde foi construído o prédio  pertence ao Município e foi doada, na época, para a entidade para a construção da escola. Atualmente, diante da desocupação do local pelo Senai e com a vinda dos novos soldados, houve a decisão mútua, entre prefeitura e Senai, de fazer essa cessão do espaço.

 

Ouça entrevista com o Governador do Estado Eduardo Leite:

 

Fotos: Celso Sgorla e Gustavo Mansur / Palácio Piratini