Biblioteca Municipal Olavo Bilac reabre em novo espaço

Na tarde desta segunda-feira, 20, a Biblioteca Municipal Olavo Bilac foi oficialmente reinaugurada em novo espaço e reaberta à comunidade. O novo ambiente, localizado na esquina das ruas Paulo Broilo e 13 de Maio, próximo ao novo Fórum, agora reúne os 18 mil exemplares já existentes somados aos 100 novos títulos adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação nos últimos meses. Além disso, o local também possui espaço para outras atividades lúdicas, como oficinas literárias e contação de histórias. Outros destaques do ambiente são o espaço infantil Via Láctea, a estação digital com computadores para pesquisas e digitação, sala de leitura, espaço do escritor para lançamentos de obras e sessões de autógrafo, e o Núcleo de Apoio Tecnológico de Farroupilha (Natfar).

O ato, que também serviu para celebrar os 77 anos de história da Biblioteca, contou com a presença do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, da secretária municipal da Educação, Elaine Giuliatto, demais secretários municipais e autoridades, escritores, alunos da Escola Municipal Ilza Molina Martins, e o músico Calebe Coelho – que abrilhantou ainda mais o momento com a sua apresentação. O evento fez parte da realização da Semana Literária de 2017, que encerra na sexta-feira, dia 24, e que neste ano substituiu a Feira do Livro.

ANTIGO PRÉDIO

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, a mudança de local se deu devido à necessidade urgente de reparos no antigo prédio, instalado junto à Praça da Bandeira. Segundo Elaine, para que as obras iniciem será preciso uma análise detalhada das estruturas originais para modificá-las, uma vez que o prédio é tombado pelo patrimônio público. O atendimento ao público estava suspenso desde abril deste ano.

 

Fotos: Mirna Messinger