Brasil de Farroupilha celebra 81 anos de fundação

O  Brasil de Farroupilha, está celebrando nesta quarta-feira, 15, 81 anos de fundação. O clube que atualmente disputa o acesso à primeira divisão do futebol gaúcho foi fundado em 15 de janeiro de 1939.

A história do nascimento do Brasil passa pela necessidade de atrações esportivas e mesmo de recreação na Farroupilha do final da década de 30. Enquanto o mundo ainda fervilhava politicamente, recuperando-se da primeira grande guerra e já se preparando para a segunda, na fria serra gaúcha, a rotina resumia-se a trabalho e compromissos religiosos aos finais de semana. Caminhar e andar a cavalo talvez fossem as principais atividades para as horas de folga.

À época, a Ferrovia era o principal meio de transporte ligando comunidades. Também é intrínseca a ligação de ferroviários e pessoas de sua relação com o futebol. Não foram poucas as equipes que levaram e levam o nome de Ferroviária ou Ferroviário. Atléticos Clubes, Esporte Clubes, Grêmios Esportivos e Sociedades Recreativas eram comuns em cidades cortadas pelas linhas do trem.

A reunião que definiu a criação do Brasil Futebol Clube aconteceu no Armazém da Viação Férrea, a 15 de Janeiro de 1939. Um dos fundadores foi Arlindo Peterse, agente da Viação. Foi ele quem tomou a iniciativa de solicitar e utilizar o local para a Assembléia de fundação do Clube. O Brasil nasceu à beira dos trilhos.

A casa do Brasil é o Estádio das Castanheiras, remodelado e adequado as exigências do futebol atual, fruto do projeto de gestão que revitalizou o clube desde o final da década passada. E foi essa estrutura que credenciou o clube a postular uma das vagas para Centro de Treinamento na Copa do Mundo de 2014, vistoriada e aprovada pela FIFA, órgão máximo do futebol mundial que colocou o estádio entre os sete postulantes do estado para receber seleções durante a Copa do Mundo de 2014.

Em meados de 2015, o Estádio das Castanheiras começou a receber as obras oriundas da verba adquirida junto ao Ministério dos Esportes e com participação da Prefeitura Municipal de Farroupilha, com essa e as demais melhorias promovidas pela Direção do clube durante o biênio 2014/2015 a casa Rubro-verde está cada vez mais bela e confortável para receber seus torcedores.

O Brasil de hoje, tem o seu mascote, o Dragão Rubro-Verde que simboliza e transmite a pujança e a bravura de seus fundadores,também tem sua musa e rainha, que assim como a forte ala feminina de décadas passadas ajuda e promove o clube, tem sua torcida organizada que não para de crescer, seu hino, seu site e mídias oficia, e seus bravos voluntários do Movimento Jovem que trabalham em prol do clube.

As categorias de base do clube foram reativadas e é frequente a presenças das crianças e adolescentes no Estádio das Castanheiras, o Projeto Futuro Rubro-verde criado em meados de 2016 busca formar cidadãos e atletas, além de representar a SERC BRASIL nas competições de suas categorias.

Em 2016 também foi criado o inédito Departamento de Futebol Feminino, que já disputa competições pelo estado afora, já com resultados significativos.

Desde 2014, a SERC BRASIL é comandada por um Comitê Gestor onde todas as decisões são tomadas em conjunto pelos membros.

A SERC BRASIL vem reconquistando cada vez mais seu lugar no coração dos farroupilhenses, através da reformulação da gestão e de todas as ações tomadas e projetos desenvolvidos, o que proporciona cada vez mais proximidade da instituição com a comunidade.