Câmara de Vereadores promove painel sobre Constituição com o Doutor em Comunicação Luiz Artur Ferraretto

A Câmara de Vereadores de Farroupilha promoveu na noite desta quinta-feira, dia 22, o painel “30 anos da Constituição”. Quem esteve falando sobre o tema foi o jornalista, professor e pesquisador, Luiz Artur Ferraretto. Quem mediou a palestra foi o presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Brunet, e contou com a presença do vice-prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo. Estiveram presentes lideranças da comunidade, vereadores, imprensa e comunidade me geral.

Em sua fala, Ferraretto fez uma retrospectiva do cenário político nacional desde o início do século XX e destacou as Constituições que estiveram em vigência até a promulgação da Constituição Cidadã de 1988. O professor também salientou que a Carta Magna foi construída a fim de priorizar o bem-estar, garantir direitos e determinar deveres da sociedade. “A Constituição brasileira de 88 ela é focada muito na questão dos direitos do cidadão, menos do que as outras Constituições na ideia de Constituição do Estado. É a pessoa que vive nesse Estado”, comenta.

O vereador presidente, Thiago Brunet, juntamente como vice-prefeito Pedro Pedrozo inauguraram o espaço destinado à reuniões

Na ocasião, foi inaugurada a Sala da Democracia: vereador Ulysses Castagna – que foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Farroupilha, em 1936. Nesse espaço que foi revitalizado são realizadas as reuniões da Casa Legislativa. O local também recebeu uma Biblioteca Política, que, de acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Brunet, comporta livros que falam sobre a história da política, publicações que destacam pessoas públicas que fizeram ou fazem parte do cenário político do país, entre outros. Brunet ainda comenta que o projeto foi viabilizado com a doação de livros feita pelos vereadores e funcionários da Casa.

 

Ouça a entrevista com o Doutor em Comunicação, Luiz Artur Ferraretto:

 

Fotos: Gleici Trois