Caminhos de Caravaggio: Mais um passo para concretização do novo roteiro da serra gaúcha

A Serra Gaúcha é um destino turístico consolidado no mercado, especialmente pelas belas paisagens, pelos atrativos culturais ligados às colonizações italiana e alemã e a farta gastronomia. Para fortalecer ainda mais esse destino, nacional e internacionalmente, torna-se importante integrar as cidades turísticas da região, ofertando novos roteiros de qualidade e desenvolvendo novas oportunidades para as comunidades locais.

Nesse contexto é que surgiu o “Caminhos de Caravaggio”, um projeto regional que visa aproximar duas tradicionais regiões turísticas do Rio Grande Sul – Uva e Vinho e Hortênsias – por meio da religiosidade. O roteiro liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela e de Farroupilha, por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Um dos principais passos para a concretização do novo roteiro da serra gaúcha será dado no dia 10 de novembro, durante a 30ª Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado, quando as prefeituras das cidades envolvidas assinarão um termo de compromisso para criação de um consórcio. “Com isso, o Caminhos de Caravaggio ganhará uma personalidade jurídica. Como uma associação, poderemos captar recursos em Ministérios, fazer compras, investir recursos próprios, entre outras ações para desenvolver o roteiro em conjunto”, destaca o Secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali.

O “Caminhos de Caravaggio” tem aproximadamente 200 quilômetros, que podem ser feitos a pé ou de bicicleta, opções que permitem a contemplação das paisagens naturais, plantações, construções do século passado, igrejas e a visita a atrativos culturais que valorizam as conquistas dos imigrantes. “Eles deixaram um legado muito bonito, especialmente ligado aos aspectos do trabalho, da religiosidade e da fé. Pelo caminho é possível encontrar pequenos capiteis e outras expressões desse patrimônio, que enchem o caminho de beleza e paz”, destaca Casali.

 

Texto e  foto: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da prefeitura de Farroupilha