Cantor sertanejo proporcionará experiência diferenciada aos autistas da AMAFA

As crianças, adolescentes e adultos da Associação dos Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (AMAFA) irão vivenciar uma nova experiência envolvendo a música. No dia 31 de outubro, o cantor sertanejo Jackson Machado fará um show especial para os 43 autistas que frequentam o espaço, juntamente com os familiares e colaboradores. A atividade busca promover inclusão social, autonomia, independência e fortalecimento da relação.

De acordo com a coordenadora da AMAFA, Aline da Rosa, esse momento será muito especial, pois a maioria dos autistas da entidade nunca experienciaram um show musical. “Muitos deles, tanto as famílias como os autistas, não tiveram a oportunidade de estar indo em um show ao vivo. Até porque muitos deles têm problema com o barulho, com a multidão de gente. Como o show vai ser próprio para eles, vai ter o som mais baixo, eles vão estar podendo falar com o artista, encostar nos instrumentos, então é uma atividade diferenciada”, explica a coordenadora.

Atualmente, os alunos têm contato semanal com a música, através do voluntário e professor de música Calebe Coelho. A atividade ocorre todas as quartas-feiras e dura cerca de 30 minutos. Nas segundas e quintas-feiras, o voluntário Matheus Crisbach Marcello trabalha a dança, música e circuitos junto aos autistas.

 

O artista

Cantor, músico e compositor, Jackson Machado, tem mais de 10 anos de carreira. Em 2012, o cantor participou do programa Ídolos, onde se destacou entre 118 mil inscritos, passando por diversas etapas até chegar à semifinal do programa.

 

Ouça a entrevista completa com a coordenadora da AMAFA, Aline da Rosa:

 

Foto: AMAFA