Capela de São Tiago, 4º Distrito de Flores da Cunha recebe a visita de Nossa Senhora de Caravaggio

A comunidade de São Tiago, 4º Distrito de Flores da Cunha foi mais uma a receber a visita de Nossa Senhora de Caravaggio. Nesta segunda-feira à noite, a Comunidade de São Tiago, agradeceu as graças recebidas e pediu a intercessão pela saúde, paz, proteção e clima favorável para as plantações e colheitas.

A  primeira Capela em honra a São Tiago foi construída por volta de 1891, com a denominação de “San Jacob Maior”. Posteriormente, passou a ser chamada de Capela São Giacomo e por volta de 1970, seu nome foi aportuguesado para “Capela São Tiago”.

O terreno para construção da primeira Capelinha erguida em madeira foi doado por Giuseppe De Bastiani e sua esposa Maria Domênica Casa Grande, em 26 de abril de 1891. Dez anos depois, por volta de 1901, foi construída uma nova Capelinha de madeira com campanário. A atual Capela foi inaugurada em 11 de fevereiro de 1951. A construção, em forma de mutirão, com a participação dos associados, coordenados por pedreiros. Com a madeira da Capela antiga, foi construído um pequeno salão comunitário. Havendo a  necessidade de melhorar o espaço social, o novo salão foi construído e inaugurado em 1977.

Na época, a comunidade era formada por cerca de 30 famílias. Hoje, são 56 famílias. As famílias vivem, basicamente da agricultura produzindo: uvas, pêssegos, ameixas, morangos, tomates, alho, cebola, entre outros.

Em meados de julho, é realizada a festa em honra ao padroeiro. Na semana anterior, é realizada a Caminhada dos Peregrinos de São Tiago. Em outubro acontece a festa em Honra a N. S. Auxiliadora.

Comunidades que recebem a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio nos próximos dias, sempre às 20h:

23/01 – Comunidade de São Vitor e Corona

24/01 – Comunidade de Santa Juliana

Missas que serão celebradas no Santuário, às 20h:

25/01 – Paróquia Santo Antônio – Forqueta

26/01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Pinto Bandeira

27/01 –  Paróquia Santa Cruz – Nova Milano

28/01 –  Paróquia Jesus Ressuscitado

29/01 – Paróquia São Marcos

30/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo – Nova Roma do Sul

31/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor

DIA FESTIVO

No dia 2 de fevereiro, a programação no Santuário de Caravaggio inicia às 8h com missa. Às 10h30 ocorre a missa festiva seguida da procissão e benção das máquinas agrícolas. Às 12h30 ocorre o almoço festivo, seguido da récita do terço às 14h30, missas às 15h e 17h, e encerrando com récita do terço às 18h. Na ocasião, os agricultores poderão ofertar frutos produzidos em suas propriedades. Após a festividade, os produtos serão doados à entidades assistenciais do município.

O assessor de comunicação do Santuário, Leandro Ávila, acompanhou a celebração desta segunda-feira e conversou com os devotos. (Ouça o áudio).

 

Fotos: Leandro Àvila