Capela São João Batista realiza primeira missa em preparação à Romaria Votiva

A noite desta segunda-feira, 20, marcou o início das celebrações preparatórias para a 120ª Romaria Votiva. A primeira localidade a receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio foi São João Batista, na Vila Jansen. As comunidades Nossa Senhora Assunta, São Paulo e São Valentin também estiveram presentes. A missa foi presidida às 20 horas, com a participação dos padres Gilnei Fronza, Ademar Pelegrini e Jaime Gusberti.

Até o dia 24 de janeiro, as missas serão celebradas em capelas da paróquia de São Marcos, atendidas pelo pároco Ademar Pelegrini. Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região são convidadas a presidir os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, haverá a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de janeiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

Ao longo dos dias que antecedem a grande festa votiva, realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Nesta terça-feira, dia 21, quem promove a missa é a comunidade Sagrado Coração de Jesus, da Linha 80. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Confira as fotos do primeiro dia em preparação a Romaria Votiva:

 

Confira o vídeo feito com a Catiane Moroni Colussi, moradora da comunidade:

 

Histórico da comunidade

A comunidade São João Batista, da Vila Jansen, foi fundada pelos imigrantes italianos, logo após a sua chegada na região. Desde o início, as famílias trabalhavam e sobreviviam do trabalho na agricultura. Antes da emancipação política de Farroupilha, a Vila Jansen era o 3° distrito da Colônia Dona Isabel, atual Bento Gonçalves. O nome Vila Jansen, deve-se, provavelmente, a um militar que realizava a demarcação das terras chamado Jansen que se destacou nessa atividade.

Os primeiros imigrantes eram muito religiosos e logo quiseram deixar suas marcas. A primeira capela foi construída, pelo que consta, por 22 famílias e se situava próximo ao atual campo de futebol. Posteriormente, foi construída a atual capela, que foi inaugurada 25 de março de 1979. O Padre Abramo Furlin, juntamente com a equipe administrativa composta por Waldeni Mangoni, Valdir Possa, Diamantino Possa, Valdeni Antoniazzi e respectivas esposas, motivou a construção.

O padroeiro da comunidade é São João Batista e leva esse nome devido à devoção de muitos imigrantes italianos que viveram na localidade na época. São João e também São Luís são comemorados no mês de junho. Na data ocorre missa festiva e almoço de confraternização.

A comunidade está organizada com os serviços que lhe são próprios: catequese, liturgia e canto, zeladoras de capelinha e pela equipe administrativa que é formada por cinco casais. A comunidade conta com 135 famílias dizimistas, que colaboram em todas as necessidades da comunidade e participam ativamente da vida espiritual e social. A comunidade é atendida pelo padre Ademar Pelegrini, que celebra missa semanalmente e está presente em outros momentos da vida pastoral.

A Vila Jansen é a sede do Segundo Distrito de Farroupilha e tem na agricultura sua base econômica, especialmente uvas e frutas. Possui, também, empresas familiares e é sede da Cooperativa São João, fundada há 89 anos.

 

Programação

20 de janeiro – Comunidade São João Batista (acolhendo as comunidades Nossa Senhora Assunta, São Paulo e São Valentim)
21 de janeiro – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Linha 80)
22 de janeiro – Comunidade São Pedro (acolhendo a comunidade São José)
23 de janeiro – Comunidade Nossa Senhora da Saúde (Linha 47)
24 de janeiro – Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio)

Missas celebradas no Santuário, às 20h:
25 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
26 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado
27 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
28 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
29 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor
31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias festivos

1º de fevereiro
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva

 

Fotos e vídeo: Leandro Ávila