Capela São Pedro celebra o terceiro encontro em preparação à Romaria Votiva

Comunidades da paróquia de São Marcos seguem promovendo os encontros que antecedem a festa dos dias 1° e 2 de fevereiro. A capela São Pedro, acolhendo a comunidade São José, foi quem realizou, nesta quarta-feira, 22, a terceira celebração em preparação a 120ª Romaria Votiva. A missa teve a participação dos sacerdotes Pe. Gilnei Fronza, Jocimar Romio e Ademar Pelegrini.

Até o dia 24 de janeiro, as missas serão celebradas em capelas da paróquia de São Marcos, atendidas pelo pároco Ademar Pelegrini. Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região são convidadas a presidir os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, haverá a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de janeiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

Ao longo dos dias que antecedem a grande festa votiva, realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Nesta quinta-feira, dia 23, quem promove a missa é a comunidade Nossa Senhora da Saúde, da Linha 47. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Confira as fotos do terceiro dia em preparação à Romaria Votiva:

 

Confira o vídeo feito com Leni Casagrande Braido:

 

Histórico da comunidade

A Capela de São Pedro está localizada na Linha Palmeiro e é constituída por 180 famílias. Quando os imigrantes chegaram, estabeleceram-se em seus lotes, construíram suas casas e iniciaram as plantações, mas existia um sentimento de saudade da pátria em grande parte deles. Nos primeiros anos, contornaram tal situação visitando-se e rezando o terço em suas casas.

Em 1880, poucos anos após a chegada decidiram construir a capela com madeira rachada a machado. Os doadores do terreno foram Angelo Dalmás e Giuseppe Fiore. O altar foi construído por Giacomo Bernard e era todo de madeira. Escolheram São Pedro como santo Padroeiro. A partir de um “santinho” de São Pedro trazido da Itália, mandaram fazer uma imagem esculpida em madeira numa tora de cedro. A imagem existe até hoje e está no interior da capela. O sino foi comprado na Itália, região do Vêneto, Provincia de Vicenza, na Comuna de Bassano, da fábrica de Pedro Cobalchini.

No ano de 1889, a capela de São Pedro pertencia a Paróquia de Nossa Senhora de Caravagio. Dom Ambrósio Zátera solicitou aos sócios que fizessem uma torre, isto é, o ”campanil” para o sino. Começou-se então a construção, mas como não tiveram dinheiro suficiente a obra não pode ser concluída.

No ano de 1900, com o aumento do número de sócios da capela, a antiga igreja foi substituída por uma nova, sendo que a velha serviu, posteriormente, de escola por mais de dez anos. A nova igreja foi construída perto da antiga, mas toda de alvenaria. A construção da igreja ficou a cargo de Gulielmo Tirapelle, auxiliado pelos próprios imigrantes. Um novo altar foi construído por Vitor Bartelle, assim como as portas e janelas. Todo o telhado foi coordenado por Pietro Merlin.

A igreja nova, concluída em 1901, existe até nossos dias. Sua inauguração foi com muitas comemorações e festas.
Inicialmente as famílias da Comunidade de São Pedro, produziam seus próprios alimentos e se dedicaram ao plantio de parreiras. Mais tarde, em virtude das fortes geadas, inclusive fora de época, começaram a diversificar, com plantio de outras frutas e o trabalho com o gado leiteiro.

Nos últimos anos, a comunidade, inserida no Projeto Cultural Caminhos de Pedra, tem no turismo mais uma alternativa de renda e é visitada por milhares de turistas, no qual está inserido o Santuário de Caravaggio.

A comunidade possui uma boa organização interna com as equipes específicas e com uma participação ativa dos moradores na vida cotidiana e nos momentos especiais.

 

Programação

20 de janeiro – Comunidade São João Batista (acolhendo as comunidades Nossa Senhora Assunta, São Paulo e São Valentim)
21 de janeiro – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Linha 80)
22 de janeiro – Comunidade São Pedro (acolhendo a comunidade São José)
23 de janeiro – Comunidade Nossa Senhora da Saúde (Linha 47)
24 de janeiro – Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio)

Missas celebradas no Santuário, às 20h:
25 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
26 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado
27 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
28 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
29 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor
31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias festivos

1º de fevereiro
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva

 

Fotos e vídeo: Leandro Ávila