Caxias e Farroupilha fecham acordo para bloquear acesso do público na Romaria de Caravaggio

Para evitar a presença de romeiros nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio, no Santuário de Caravaggio, os municípios de Caxias do Sul e Farroupilha tomaram medidas restritivas em conjunto, na 141ª Romaria que acontece neste fim de semana. O feriado foi mantido, mas em uma reunião entre o prefeito Pedro Pedrozo (PSB) e Flávio Cassina (PTB), foi definido, juntamente com a Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual, que os caminhos de acesso ao Santuário serão bloqueados com barreiras.

Uma equipe de Caxias vai estar na ERS-122 entre o Viaduto da Perimetral Sul (Viaduto dos Vinhedos) e Shopping Iguatemi, entre o Viaduto dos Tortos e a entrada no marco zero (entrada da estrada dos Romeiros) e Em Forqueta, no início da estrada que dá acesso à Linha Palmeiro e Mato Perso. E em Farroupilha os fiscais estão na comunidade de São Marcos, na Estrada dos Romeiros, próximo ao Hospital da Unimed e na comunidade da Busa, na subida do morro antes de chegar no Santuário.

Nesses dias os estacionamentos estarão fechados para os veículos assim como m o Santuário estará com as portas fechadas, cujas celebrações acontecerão no interior da igreja e serão transmitidas através das redes sociais do Santuário e da Rádio Miriam Caravaggio AM 1.160. Este ano em virtude da pandemia, não serão oferecidos os serviços como nos anos anteriores, banheiros, instalação de serviços de saúde, alimentação, pontos de descanso, recolhimento de lixo, segurança, ambulâncias, confissões e transporte intermunicipal.

Por parte da Prefeitura de Caxias, estarão mobilizadas a Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social, por meio da Guarda Municipal e a Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade para informar e orientar as pessoas que forem acessar a Estrada dos Romeiros nestes dias. Farroupilha vai estar com a promotoria pública e Brigada Militar atuando nas ações para coibir a ida de romeiros a Caravaggio.

Serviços

Horário das Missas – transmissão online

Sábado – 8h, 10h30 e 17h
Domingo – 8h, 11h e 17h
Terça-feira – 8h, 10h30 e 17h

Récita do Terço – transmissão online

Nos três dias será às 14h

Oração Mariana – transmissão online

Nos três dias às 15h

Locais bloqueados

Caxias do Sul

Viaduto dos Vinhedos entre a Perimetral Sul e Shopping Iguatemi;

Forqueta, na estrada de acesso à Linha Palmeira e Mato Perso;

Entre o Viaduto Torto e a entrada na Estrada dos Romeiros na Rota do Sol.

Farroupilha

No final da estrada dos Romeiros, na subida (comunidade da Busa);

Na Rodovia dos Romeiros próximo ao Hospital da Unimed;

Na Comunidade de São Marcos, no início da estrada pavimentada que dá acesso por trás do Santuário.

 

Foto: Mirna Messinger