Celebração festiva marca os 80 anos do Seminário Aparecida de Caxias do Sul

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, que completa 80 anos de inauguração no dia 19 de março, está preparando uma celebração especial para acolher os padres da Diocese de Caxias do Sul e também a comunidade, na próxima segunda-feira, 18 de março, às 10h30. A missa festiva será presidida pelo bispo diocesano, dom Alessandro Ruffinoni, na capela dedicada à Padroeira do Brasil.

Ao final da missa, os padres Joni Bonato e Marciano Guerra irão apresentar o novo logotipo do Seminário, que após oito décadas de história, passa a atuar como espaço de formação e oração de grupos, movimentos de evangelização, comunidades e também paróquias da diocese. A marca valoriza a arquitetura do prédio e destaca a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o padre Marciano Guerra, um dos responsáveis pela administração do Seminário, celebrar os 80 anos de uma Casa tão importante para a Igreja é uma forma de agradecer a Deus e pedir sua bênção para essa nova fase do Seminário. “Mais de 200 padres passaram pelo Aparecida, outros 1.700 alunos estudaram lá e se destacaram como empresários, políticos, professores e lideranças comunitárias. Agora, se torna um local de encontro e formação de todos os católicos e, para isso, precisamos das bênçãos e sabedoria que vêm de Deus”, completa.


80 anos de história

Inaugurado em 19 de março de 1939, pelo então bispo de Caxias do Sul, dom José Baréa, o Seminário Aparecida já formou 203 padres e mais de 1,7 mil alunos. A partir deste ano, espaço conta com uma nova configuração, sem a presença de jovens estudantes.

Agora, a instituição aposta em quatro linhas de ação para promover a ocupação e o uso de todo o complexo, que conta com capela, biblioteca com acervo de mais de 25 mil volumes, teatro e ginásio de esportes. Além da locação dos espaços para eventos corporativos, jantares, almoços e formaturas, o Seminário Aparecida também passa a ser a sede do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e também servirá como espaço de encontros e retiros dos grupos e movimentos de evangelização da Igreja de Caxias do Sul.

As paróquias, comunidades, grupos e também empresas e organizações podem realizar contato para locar espaços e agendar atividades pelo fone (54) 3211-2750 ou pelo e-mail [email protected]

 

Informações e foto: Felipe Michelon Padilha/ RUAH Comunicação