Centenas de agricultores celebram a 120ª Romaria Votiva em Caravaggio

Agricultores de dezenas de comunidades do interior de Farroupilha viveram um momento bastante simbólico na manhã deste sábado, 1 de fevereiro: a 120ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio ocorreu no Santuário Diocesano para agradecer e pedir bênçãos aos que lidam diariamente com a natureza para garantir o alimento de todos. Cerca de 300 máquinas agrícolas estacionaram na esplanada do Santuário, vindas de diversos pontos interioranos de Farroupilha.

Outro momento importante ocorreu na manhã deste sábado: a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Farroupilha, construído junto à base do campanário da igreja antiga. Além disso, o espaço chamado de Mirante das Graças, localizado ao lado do prédio da rádio Miriam Caravaggio, à esquerda do Santuário, foi remodelado.

A programação da Romaria começou ainda no dia 20 de janeiro, ao percorrer as capelas do interior e, após, recebê-las no Santuário nesta semana. A sequência de missas se encerra no domingo, 1 de fevereiro, com missa às 11h. O lema desta edição é  “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”, ao relacionar natureza, meio ambiente, ecologia e religiosidade: “Somos todos responsáveis pela proteção e cuidado da criação. Quando cuidamos da criação, ela mesma, por sua vez, cuida de nós e nos protege. Vamos desenvolver a missão de sermos guardiões e administradores responsáveis da criação”, explica o padre Gilnei Fronza.

A missa festiva foi celebrada às 10h30min pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon. “Hoje manifestamos ao Senhor nossa gratidão pelo dom da vida. Pela nossa família, pelo trabalho e pelos frutos que a Mãe Terra, generosamente, nos retribui. Viemos à casa da Mãe de Caravaggio elevar, através da nossa voz, o agradecimento também pelos desafios vencidos, pelos frutos produzidos. E por meio das nossas mãos calejadas pela força do nosso trabalho árduo, reafirmamos a presença de Deus no amor”, disse o bispo em sua homilia.

 

 

Após a missa, a tradicional procissão das máquinas percorreu a Avenida Dom José Barea, seguida de bênção às máquinas agrícolas em frente ao Santuário. Também foi servido almoço para centenas de pessoas. O clima no Santuário de Caravaggio neste sábado é, portanto, de festa: a comunidade exibe suas frutas, sua música, seu carisma e religiosidade para todos os visitantes. As frutas expostas serão distribuídas para entidades de Farroupilha e também aos visitantes.

 

Confira as fotos da missa e da procissão em Caravaggio:

 

História da Romaria Votiva

Toda a primavera e o verão de 1898 foram implacáveis com nossos agricultores devido à seca e as dificuldades daqueles primeiros tempos; mas, a vontade de vencer é que tudo transformou.

No início de 1899, foram convidadas as pessoas para virem em romaria (a pé, cavalo, carroça) até a Igreja Nossa Senhora de Caravaggio. Era o dia 2 de fevereiro. Num gesto de fé, reconhecimento e confiança vieram de Nova Vicenza (Farroupilha), Caxias do Sul, Nova Roma do Sul, Nova Trento (Flores da Cunha), Bento Gonçalves e Nova Pompeia (Pinto Bandeira). Quem atendia a paróquia era o padre Francesco de Cicco.

Todos foram acolhidos e cada um recebeu o Sacramento da Reconciliação e participou da Santa Missa das 10h. Durante a missa, apareceu uma pequena nuvenzinha. Meia hora depois, a torrencial chuva caiu para alívio de toda comunidade: os que vieram pisando pó, voltaram pisando barro.

À tarde, o grupo rezou o terço, cantou as ladainhas e retornou para suas casas. A prece sofredora dos devotos chegou ao céu e foi atendida; a agricultura que parecia ter perdido tudo, renovou a esperança.

 

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Mirante das Graças 

Inaugurados na manhã deste sábado em parceria com a prefeitura de Farroupilha, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) está instalado na base do campanário da igreja antiga – ambiente até então não utilizado – com mesas e cadeiras para receber turistas de forma confortável, o que inclui alterações de iluminação. O seu piso original foi mantido.

O novo Mirante das Graças conta com uma rampa de acesso para pessoas com deficiência pela lateral, além de banheiros reformados – um deles também com características de acessibilidade. O guarda-copos também foi reformulado.

 

Fotos: Leandro Ávila e Gleici Trois