Centro de Formação recebe novos equipamentos e abre espaço para estudantes

Os docentes, equipes diretivas e estudantes da rede pública municipal de Farroupilha, dispõem a partir de agora de novas ferramentas com a modernização da sala no Centro de Formação. O ato de entrega do espaço aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, com a instalação de novo mobiliário; salas para treinamentos; kits de robótica educacional (Arduíno) e de programação (Micro:bit); impressora 3D; projetores multimídia; televisores; computadores; notebooks; mesas digitais (Playtable) e conjuntos pedagógicos infantis. A modernização da sala por meio de ferramentas digitais, está dentro da proposta da Prefeitura em atingir a Educação 4.0.

Uma das atrações do centro será o Robô Humanóide (Tinbot), que visa viabilizar a aprendizagem, ludicidade, criatividade e participação efetiva de docentes e estudantes em vários aspectos de uso educacional através dessa tecnologia, procurando ampliar as formas de comunicar e interagir no processo de aprendizagem. O investimento da modernização do centro é de aproximadamente R$ 500.000,00. Estes recursos incluem também a aquisição de 297 computadores que foram distribuídos para os laboratórios das escolas da rede municipal.

No local será disponibilizado também para a comunidade escolar um Espaço Maker de aprendizagem, onde professores e alunos poderão expressar toda a sua criatividade, participando de projetos interdisciplinares. Conforme a secretária de Educação, Elaine Giuliato, as novas tecnologias na educação são uma importante ferramenta para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, a Secretaria vem proporcionando o desenvolvimento de projetos educacionais voltados às necessidades da rede municipal de ensino, a fim de garantir formação continuada aos docentes. O objetivo é a integração das tecnologias digitais e tendências relacionadas à tecnologia no ambiente escolar.

O Centro de Formação é um espaço de produção e atualização de conhecimento onde ocorrem, mensalmente, as formações pedagógicas dos docentes e das equipes diretivas do município. O momento serve para reflexão das melhores práticas de ensino alinhadas à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sempre buscando a inovação e o desenvolvimento completo das competências e habilidades. Todas as capacitações são ofertadas dentro da carga horária dos professores.

Para a Educação Infantil, as atividades oferecidas no local serão lúdicas, voltadas para apropriação do conhecimento, desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras. Aos estudantes do Ensino Fundamental, as atividades serão direcionadas para a construção de protótipos robotizados e iniciação ao desenvolvimento da lógica de programação. Além disso, estão previstos cursos e oficinas destinados a comunidade escolar, em parceria como entidades como Sicred, Sebrae e IFRS.

Fotos: José Theodoro e Mainara Torcheto