Centro de Teleoftalmologia de Farroupilha realiza quase 1,5 mil atendimentos em um ano

O Centro de Teleoftalmologia do município de  Farroupilha está celebrando neste mês de outubro um ano de serviços prestados à comunidade regional da Serra.

O Centro localizado junto à Unidade Básica de Saúde do Bairro América, inaugurado no dia 27 de outubro de 2017, é referência para 49 municípios da macro-região Nordeste. Consultas oftalmológicas, verificação da acuidade visual, identificação de doenças que se manifestam através dos olhos e o despacho de receitas para óculos na hora são alguns dos benefícios que são oferecidos a comunidade.

A secretária municipal da Saúde de Farroupilha, Rosane da Rosa, informa  que no período de um ano foram realizadas cerca de  1.400 consultas. Ela destaca que o atendimento é pelo SUS, significa que não tem nenhum custo para o paciente.

Durante as consultas, que são marcadas pelos médicos dos postos de saúde dos municípios da região e os pacientes encaminhados para Farroupilha, uma equipe de médicos e enfermeiros transmite os exames para uma central, em Porto Alegre. Então, o oftalmologista do outro lado  realiza o diagnóstico das imagens e definir se há necessidade de tratamento ou não e qual o procedimento mais indicado.

No caso de problemas de visão, o paciente já sai do Centro em Farroupilha com a receita e poderá obter gratuitamente os seus óculos  em qualquer ótica credenciada.

O Centro Regional de Oftalmologia em Farroupilha é resultado da parceria entre o governo do Estado, Ministério da Saúde, Hospital Moinhos de Vento, Telessaúde RS-UFRGS e prefeitura.

A Unidade Básica de Saúde do Bairro América fica localizada na rua Raimundo Arrosi, 241. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 99943-8254 ou (54) 3261-5355.

 

Veja no vídeo como funciona o atendimento oftalmológico a distância:

 

Imagens: Celso Sgorla