Cerca de 25 mil devotos participam da primeira manhã da Romaria

A primeira manhã da 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, no Santuário Diocesano de Farroupilha, uniu emoção, peregrinação e religiosidade. A Brigada Militar estima que 25 mil pessoas tenham comparecido às celebrações da manhã, que começaram às 6h e seguem até 17h. Conduzida pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, a missa campal das 10h30min contou com uma participação super especial: pelo menos 500 jovens vieram de Caxias do Sul na sexta edição da Romaria da Juventude. Eles peregrinaram do MartCenter Shopping, às 6h deste sábado, e chegaram pouco antes das 10h na Avenida Dom José Barea.

A missa campal teve também a presença do bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto, que comemora 83 anos de vida e 58 de vida religiosa. Na homilia, o bispo Dom Alessandro lembrou o lema da 140ª romaria “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro” ao afirmar que o Papa Francisco nos pede mais humanidade, paciência e compaixão. Ao longo de toda a manhã, a imagem de Nossa Senhora, posicionada ao lado do altar, é tocada por milhares de fiéis que pedem bênção ou agradecem por graças. A Esplanada do Santuário também fica pequena para tantas histórias de devoção, como a do casal Stefani Rodrigues Cardoso, 18 anos e Rafael Soares, 19. Eles percorrem parte dos 20 quilômetros de caminhada entre Caxias do Sul e Farroupilha descalços. Ao explicarem a razão de tamanho esforço, ficou difícil conter as lágrimas.

“Eu prometi para Nossa Senhora que subiria a pé o último morro caso minha afilhada nascesse saudável. Ainda que os exames indicassem que ela nasceria com complicações, ela está com saúde, está bem”, contou Stefani.

 

Confira as fotos da Romaria de Caravaggio na manhã deste sábado, dia 25:

 

Fotos: Gleici Trois, Mirna Messinger e Neimar De Cesero