Cerca de três mil crianças devem ser vacinadas contra a poliomielite e o sarampo em Farroupilha

Iniciou nesta segunda-feira, 06, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. A medida foi necessária após a confirmação de diversos casos da doença em vários Estados, incluindo o Rio Grande do Sul, onde pelo menos sete pessoas foram diagnosticadas com sarampo. Ao longo da mobilização, que segue até o dia 31 de agosto, cerca de 2.955 crianças devem receber a dose em Farroupilha para alcançar a meta de 95% da cobertura vacinal.

Durante a campanha, todas as crianças de um ano a menores de cinco do país deverão se vacinar contra a pólio e sarampo, independentemente da situação vacinal. Ou seja, mesmo que a mesma já tenha recebido a dose estipulada, a orientação é a repetição da aplicação, exceto se a vacina foi feita nos últimos trinta dias. No dia 18 de agosto (sábado) será realizado o Dia D de mobilização da vacinação em todo o país.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Rosane da Rosa, também é importante que os responsáveis levem a carteirinha de vacinação da criança no dia da aplicação para que os agentes de saúde da Unidades Básicas de Saúde (UBS) possam avaliar se as demais vacinas exigidas para a faixa etária da criança também estão em dia.

 

Ouça a entrevista com a Secretária Municipal de Saúde, Rosane da Rosa:

 

Foto: Divulgação / Pixabay