Claiton Gonçalves é reconhecido em duas categorias no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Na tarde da última segunda-feira, dia 26, ocorreu em Porto Alegre a 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Rio Grande do Sul. Na ocasião, foram conhecidos os projetos que fizeram a diferença para o desenvolvimento das cidades. O município de Farroupilha foi reconhecido, através do prefeito Claiton Gonçalves, com o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em duas categorias – Compras Governamentais de Pequenos Negócios e na Categoria Principal o 1º lugar em Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios no Rio Grande do Sul.

De acordo com o prefeito, a conquista é fruto do trabalho desenvolvido pelo poder público e pela comunidade. “De 2013 para cá fomos construindo um case de sucesso, que tem sim o olhar da administração pública, mas tem muito do povo farroupilhense, desse povo que eu tenho dito incansavelmente que é um povo que trabalha, que preza a família, que é um povo de religiosidade, que é um povo que inova”, destaca Gonçalves em entrevista à rádio Miriam Caravaggio.

Ao todo, em 2018, foram inscritos 94 projetos de 68 prefeituras, sendo que cada líder poderia inscrever até dois projetos. Desse montante, apenas 25 foram classificados como finalistas. O prefeito de Farroupilha foi o único a receber as duas premiações. Ao todo, foram oito categorias agraciadas. Os vencedores receberam certificado e troféu e vão representar o Estado na etapa nacional do prêmio, que será realizada em 2019 em Brasília.

 

Farroupilha – projetos premiados:

 

  • Projeto Farroupilha 4.0: cidade inteligente, negócios inovadores

Através de diversas iniciativas, como a implantação do Programa Inova Farroupilha, a adesão a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e a criação da Sala do Empreendedor, o poder público deu espaço aos novos empreendedores com menos burocracia.

Entre as mudanças mais significativas está a desvinculação da liberação do alvará do Habite-se (documento que autoriza o uso de qualquer edificação).  Hoje, quem quer abrir um negócio em uma residência que ainda não possui essa autorização, pode fazê-lo. Além disso, os empreendedores têm encontrado facilidade para entrar com o processo e obter as informações em um único lugar na Prefeitura.

Alvará Rápido – um dos principais resultados obtidos foi a diminuição do tempo de espera por um alvará, que era de 400 dias. Agora, o número de papeis diminuiu drasticamente, a duplicidade de pedidos foi eliminada e o fluxo simplificado. Depois de toda a documentação entregue na Sala do Empreendedor, 95% dos pedidos de alvarás levam menos de 24 horas para serem liberados.

Oficinas de Capacitação – depois de estar regularizado, é importante também que o empresário saiba administrar, planejar e inovar constantemente. Através de parceria, a Secretaria oferece a microempreendedores individuais (MEIs) oficinas direcionadas.

 Empreendedor Digital – diante da importância das plataformas online e redes sociais para um negócio, desenvolveu-se um projeto que cria sites e páginas em redes sociais gratuitamente para os pequenos empresários.

 

  • Projeto Quer vender para o Município? A Prefeitura de Farroupilha vai te ajudar

O projeto tem como objetivo principal o fomento à economia local, através de múltiplas ações que visam aumentar a participação de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas locais em processos licitatórios do município.

Setores beneficiados pelo projeto

  • Agricultura familiar e produtor rural pessoa física;
  • Agroindústria;
  • Alojamento e alimentação;
  • Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas;
  • Construção;
  • Cooperativas e Associações;
  • Outras atividades de serviços;
  • Outros setores.

Resultados alcançados depois da implantação do projeto – maior contato com os fornecedores locais, maior atenção e visibilidade às MEI´s ME´s e EPP´s, melhora no cadastro, atualização de decreto, publicação de lei municipal com análise do setor de compras, melhor compreensão dos editais publicados, maior facilidade de acesso às certidões exigidas, baixo custo na participação do processo licitatório, fornecedores locais qualificados.

 

Ouça a entrevista com o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves:

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Farroupilha