Comunidade da Vila Jansen é colocada em quarentena

A Prefeitura de Farroupilha decretou situação de quarentena na Vila Jansen, interior do município. A decisão foi divulgada ao meio-dia desta quinta-feira, 19, em um pronunciamento ao vivo do prefeito em exercício, Pedro Pedrozo, e do secretário de saúde, Davi de Almeida, no Facebook da prefeitura. A localidade conta com aproximadamente 130 famílias. O poder público solicita que os moradores mantenham rígido isolamento domiciliar, inclusive sem receber visitas por sete dias em casos de assintomáticos e por catorze dias quando apresentar sintomas.

O prefeito Pedrozo informou que o primeiro caso confirmado de coronavírus em Farroupilha, de um homem de 37 anos, que está em isolamento domiciliar, teve contato com moradores e familiares da comunidade. Assim, é possível que o vírus esteja em circulação no local. O secretário Almeida orienta que pessoas que apresentarem sintomas de gripe devem ficar sozinhas em quartos com ventilação.

De acordo com o último decreto publicado pela Prefeitura com relação ao Covid-19, é obrigatório o fechamento de bares e qualquer estabelecimento com aglomeração de pessoas. As únicas exceções são o mercado e o posto de gasolina da Vila Jansen. Em casos de extrema de necessidade por alimentos ou remédios, apenas uma pessoa poderá sair da residência para comprar estes itens. Esta pessoa não poderá apresentar sintomas e pertencer aos grupos de risco da doença, como os idosos.

Orientação

Em caso de sintomas da gripe, como tosse, dificuldade para respirar e febre, as pessoas devem imediatamente entrar em contato com os números divulgados pela Prefeitura:

(54) 9 9914-3483 – contato telefônico e whatsapp disponível 24 horas, inclusive em finais de semana;
(54) 3261-1094 – contato da Vigilância Epidemiológica disponível das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

 

Ouça a entrevista com o prefeito em exercício, Pedro Pedrozo:

 

Foto: Andre Cortelletti