Comunidade Nossa Senhora das Graças realizou primeira missa preparatória a Romaria Votiva

A noite deste domingo, dia 20, marcou o início das celebrações preparatórias para a 119ª Romaria Votiva. A primeira localidade foi Nossa Senhora das Graças, onde foi presidida missa às 20 horas, seguida de confraternização. Até o dia 24 de janeiro, as comunidades da Paróquia Santo Antônio da Forqueta, atendidas pelo pároco Celso Ciconetto, recebem a visita da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Já do dia 25 de janeiro ao dia 1º de fevereiro, as paróquias participam das missas diretamente no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, também sempre às 20 horas.

Ao longo dos 13 dias que antecedem a grande festa votiva, realizada no dia 02 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Nesta segunda-feira, dia 21, quem promove a missa é a comunidade de Nossa Senhora do Lereto. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Histórico da comunidade

A Capela Nossa Senhora das Graças, da paróquia de Santo Antônio da Forqueta está intimamente ligada com a imigração italiana na região iniciada nos anos de 1875. Os imigrantes trouxeram da Itália a herança religiosa e, colocaram as marcas concretas da fé. As devoções pessoais e comunitárias sempre estiveram presentes. Nossa Senhora sempre foi uma das devoções prediletas. Foi por causa da devoção mariana que em 1922 foi construída a primeira capela da localidade, tendo como padroeira Nossa Senhora das Graças, onde os imigrantes se reuniam para a récita do terço e devoções de fé.

A primeira capela foi completamente destruída por um vendaval e em 1929. No mesmo lugar ergueu-se uma nova capela. A festa em louvor à padroeira era conhecida como o dia da “sagra del duzento”.

Em 1944, houve uma grande peregrinação na qual compareceram várias capelas e trouxeram seus santos padroeiros, inclusive Nossa Senhora de Caravaggio. Também havia o costume de convidar parentes e amigos para participar do almoço. Era um grande banquete que fortalecia a união e a fraternidade entre as pessoas e as comunidades.

A bela igreja que hoje abriga a comunidade Nossa Senhora das Graças é a terceira edificação e foi construída nos anos 1972/3. A festa em honra à padroeira é celebrada todos os anos no mês de outubro, sempre antecedida por momentos de preparação da comunidade. No dia, a celebração eucarística é o momento mais forte e o almoço festivo no salão da comunidade reúne aproximadamente 500 pessoas.

A comunidade é formada por aproximadamente 100 famílias. Atualmente muitos moradores buscam seu sustento cotidiano trabalhando em empresas de Caxias do Sul e da região. Outros moradores têm sua atividade voltada para a agricultura, com destaque para a vitivinicultura. Também é forte na comunidade a bacia leiteira.

A localidade possui uma forte organização interna articulada pelo conselho comunitário que reúne as lideranças dos diversos serviços, tais como a liturgia, canto, catequese, equipes administrativas, clube de mães, entre outros para planejar a vida da comunidade. Em 2018 a comunidade viveu um momento especial de renovação da fé com as missões populares pregadas pelos padres Saletinos. Muitos padres marcaram a vida da comunidade pela presença, trabalho e colaboração na organização social e comunitária. Atualmente o padre Celso Ciconetto atende e anima a vida da comunidade.

 

Confira as fotos da celebração na Comunidade Nossa Senhora das Graças:

Fotos: Leandro Ávila

 

PROGRAMAÇÃO

Missas celebradas nas comunidades da Paróquia Santo Antônio, de Forqueta (Caxias do Sul), às 20 horas:

20/01 – Comunidade Nossa Senhora das Graças
21/01 – Comunidade Nossa Senhora do Loretto
22/01 – Comunidade São João
23/01 – Comunidade Santos Anjos
24/01 – Igreja Santo Antônio (Matriz)

Missas celebradas no Santuário, às 20 horas:

25/01 – Paróquia Jesus Bom Pastor
26/01 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio
27/01 – Paróquia Jesus Ressuscitado
28/01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Pinto Bandeira
29/01 – Paróquia São Marcos
30/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
31/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo, de Nova Roma do Sul
01/02 – Paróquia Santa Cruz, de Nova Milano

Dia 02/02 – Romaria Votiva

Durante a manhã, a programação inicia às 9h, com a primeira missa. Às 10h30, ocorre celebração solene, seguida da tradicional procissão das máquinas pela Avenida Dom José Barea, e posterior bênção às máquinas agrícolas em frente ao Santuário. À tarde, às 12h30, ocorre o almoço festivo, seguido da récita do terço às 14h, e missas às 15h, 16h e 17h.