Conheça os espaços para visitação no Santuário de Caravaggio

Os peregrinos que vierem ao Santuário de Caravaggio para participar da 140ª Romaria de Caravaggio, nos dias 25 e 26 de maio, poderão aproveitar o momento para conhecer os diversos espaços oferecidos junto ao Santuário. Saiba mais sobre os locais:

 

Recanto do Rosário: os fiéis poderão conferir de perto a imagem remodelada de Caravaggio, que fica no Recanto do Rosário, jardim situado atrás do Santuário. A estátua foi reestruturada e entregue à comunidade no início deste ano.

 

Espaço Livrai-nos do Mal: a sacristia do lado esquerdo do antigo Santuário de Caravaggio abriga o chamado Espaço Livrai-nos do Mal. No local, estão expostos diversos elementos fortemente representativos e que simbolizam a prevalência da força do bem sobre o mal. A principal razão para a criação desse espaço foi a curiosidade popular sobre o caso de exorcismo ocorrido em meados da década de 40 naquele ambiente.

 

Santo Sepulcro: esta sala tem o objetivo de representar o local onde Jesus Cristo foi sepultado e ressuscitou três dias após sua morte. Neste ambiente, localizado ao lado direito da capela, as paredes perderam seu reboco e ficaram com pedras à vista, justamente para assemelhar-se ao túmulo santo, em meio a uma escavação rochosa.

 

Ex-votos: o Memorial dos Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio é um espaço que foi reinaugurado em 2017 e segue sendo um dos pontos mais visitados no Santuário. Conhecido como Sala dos Ex-Votos, o memorial abriga milhares de registros como fotos, bilhetes, objetos e outros artigos deixados por devotos que agradeceram a Caravaggio por uma graça alcançada. Além disso, em uma das salas, é possível assistir projeções com mais de 30 depoimentos com fiéis que aceitaram compartilhar sua história. O espaço fica aberto o ano inteiro para visitação.

 

Mirante das Graças: o Mirante das Graças não é um espaço novo, mas pode ser melhor aproveitado pelo visitante que estiver disposto a conferir a novidade: é ali que devotos amarram sua fitinha de Caravaggio para pedir ou agradecer por uma bênção. Plataforma situada ao lado esquerdo do Santuário, é um espaço legal para quem deseja também registrar o momento de fé que a 140ª Romaria desperta no visitante.

 

Fotos: Gleici Trois, Leandro Ávila e Mariana Ávila