Consultor Jurídico garante que bom planejamento tributário reduz carga e evita problemas com o Fisco

A palestra da reunião almoço da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios (Cics) de Farroupilha, desta quinta-feira, 05, tratou do planejamento tributário das empresas. O palestrante foi o advogado Maurício Branchi, consultor de empresas e diretor da Bianchi Advocacia e especialista em Direito Tributário.

Ele explicou aos presentes que a carga tributária atualmente no país ultrapassa aos 35%, “o maior sócio que a empresa tem é o governo, é um sócio que não corre risco nenhum, pois se eu vendo a mercadoria e o cliente não paga, obrigatoriamente eu tenho que pagar o tributo sobre essa mercadoria”, queixou-se. Por isso ele recomenda que as empresas ou as pessoas físicas, busquem mecanismos e brechas na legislação que permitam a reduzir sua carga tributária. O objetivo, segundo ele, é se tornar mais competitivo e sobreviver. Mas ele alerta para que as empresas que ao fazerem o planejamento tributário, sigam o caminho legal e o façam bem feito e detalhado para evitar problemas futuros.

Bianchi em sua palestra apresentou casos em que determinadas empresas fizeram o planejamento tributário com segurança e tiveram êxitos, outras não detalharem os passos conforme a legislação e tiveram sérios problemas com o fisco e acabaram nos tribunais. Neste sentido ele recomenda a busca de Assessorias Jurídicas e Contadores, que possam oferecer informações corretas para um bom planejamento tributário, sem incômodos futuros.

 

Foto: José Theodoro