Cooperativa Vinícola Forqueta celebra 90 anos de história na Serra gaúcha

Uma das cooperativas vinícolas mais antigas da Serra gaúcha e a primeira da América Latina completa neste domingo, dia 11, 90 anos anos de história. Localizada na divisa entre Caxias do Sul e Farroupilha, a Cooperativa Vinícola Forqueta surgiu em 1929 por um grupo de produtores de vinho que buscavam uma maneira de comercializar seus produtos em meio à crise. Para marcar a data, será celebrada uma missa na comunidade da Forqueta nesta sexta-feira, dia 09, às 18h30, seguida de confraternização com os associados no salão da mesma comunidade. Atualmente, fazem parte da cooperativa 217 associados.

Nos primeiros anos, a cooperativa recebia o vinho já produzido pelos agricultores da região e se responsabilizava apenas em comercializar a bebida. Com o passar dos anos, a empresa começou a receber a uva in natura para produzir o vinho e outros produtos em sua estrutura. Atualmente, a cooperativa comercializa vinhos, chopp de vinho, sucos e outros. Em seu prédio, os clientes encontram, além da fábrica, o Museu Primo Slomp e um espaço de varejo. Ambos os locais conservam utensílios e materiais que revelam como era o trabalho dos agricultores e como era produzido o vinho antigamente. O espaço está aberto de terças a domingos, das 9h às 17h.

O presidente da cooperativa, Clemir Balbinot, que ocupa o cargo há cerca de 10 anos, salienta que a data é muito importante para os que fizeram e fazem parte dessa história. “A gente comemora de ter 90 anos e ser a primeira cooperativa da América Latina. A gente se sente muito orgulhoso de fazer parte disso. A gente tenta pelo melhor dos produtores”, destaca.

 

Ouça a entrevista com o presidente da cooperativa, Clemir Balbinot:

 

Foto: Facebook Cooperativa Vinícola Forqueta