Curso de Teologia promovido pela Escola de Formação Cristã e CESF já reúne mais de cem pessoas em Farroupilha

O curso de Teologia ofertado em Farroupilha pela Escola de Formação Cristã e o Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF) desde o dia 5 de março, já reúne mais de 100 pessoas. As aulas ocorrem às terças-feiras à noite, das 19h30 às 21h30, no salão paroquial da Igreja Matriz.

De acordo com o padre Jocimar Romio, que integra a equipe sacerdotal do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, e que coordena o curso, nas últimas aulas o número de participantes, inclusive, chegou a 112. Segundo ele, são pessoas de diferentes idades e formações, mas que buscam conhecimentos mais profundos sobre o tema, além de reflexão interior. “É interessante vermos pessoas recém-formadas na faculdade, e que estão fazendo o curso, pessoas mais novas que ainda não se formaram, pessoas que nunca fizeram uma faculdade mas que estão aprendendo, assim como pessoas idosas também. É uma oportunidade de reflexão sobre questões que as vezes não se tem a quem perguntar, e ali tem”, salienta.

Conforme explica o sacerdote, o curso tem duração de dois anos, sendo o primeiro deles dedicado exclusivamente para o estudo da Bíblia, e o segundo ao estudo de doutrinas e questões polêmicas, envolvendo, por exemplo, Jesus Cristo, Nossa Senhora, a própria Igreja, ou a história. Ele ressalta, inclusive, que é possível realizar apenas as disciplinas que interessarem ao aluno. No entanto, para receber o certificado com reconhecimento institucional emitido pelo CESF, é necessário ter frequência de 75%.

De acordo com o padre Jocimar, há vários sacerdotes que ministram aulas dentro do curso, conforme seus  conhecimentos específicos, como por exemplo: padre Leonardo Pereira, mestre em teologia bíblica; padre Darlan Silvestrin, mestre em ética; padre Jairo Gusberti, mestre em espiritualidade; padre Leonardo Dall Osto, mestre em teologia dogmática; entre outros. Além deles, há também profissionais de outras áreas, como psicólogos, que também integram a equipe de professores do curso.

Apesar do curso já estar em andamento, ainda é possível fazer a inscrição e participar das aulas normalmente. Os interessados devem ir diretamente ao salão paroquial, no horário das aulas. O valor do curso varia de acordo com cada caso, pois algumas paróquias dão descontos aos interessados.

 

Ouça a entrevista com o padre Jocimar Romio:

 

Confira a grade curricular completa:

 

Foto: Benildo Bordignon