Daer estuda abandonar trecho danificado na ERS-448 e abrir duas novas pistas no paredão

O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) deve construir duas novas pistas no Km 39,5 da ERS-448, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, onde cerca de 60 metros do asfalto foi destruído no dia 30 de junho por causa das chuvas. O acesso de veículos está interrompido desde o desmoronamento. A abertura de uma meia pista a partir da escavação da rocha à esquerda no sentido Farroupilha/Nova Roma, foi pensada como solução imediata, porém está sendo descartada. O que deve acontecer, é a abertura de duas pistas avançando na rocha e não mais utilizar o trecho danificado, ou seja, não reconstruir a pista e promover a abertura de um novo trecho utilizando como base de sustentação do asfalto a própria rocha.

Esta proposta está sendo avaliada e ganha força na medida em que o alto custo para consertar o asfalto, cerca de R$ 2.000.000,00 e o tempo de no mínimo seis meses para a liberação do tráfego, levaram os técnicos a repensar. Estudos de geologia seguem sendo feitos no local e nos próximos dias o Daer deve anunciar mudança no projeto.

Por enquanto, os motoristas que se deslocam de Veranópolis em direção a Nova Roma do Sul devem utilizar a RS-437. Os que saem de Farroupilha podem seguir até Antônio Prado, pela RS-122, acessar a cidade e pela RS-437 e por um trecho da ERS-448 chegar a Nova Roma do Sul.

Foto: José Theodoro