Data de vencimento para pagamento do IPTU em cota única é prorrogada para 22 de abril

Foi prorrogado para o dia 22 de abril, o pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Farroupilha. A data inicial estava marcada para o mês de março. De acordo com o secretário municipal de Finanças, Benami Spilki, a alteração na data ocorreu devido ao aumento do tempo previsto para a aferição dos cálculos obtidos com o recadastramento imobiliário, que vem sendo realizado no município há mais de um ano, e que interfere diretamente no valor do imposto.

Para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, os descontos no IPTU podem variar de 10% a 17%, conforme os critérios estabelecidos. Para quem parcelar em seis vezes, o primeiro vencimento também será para o dia 22 de abril, assim como para o pagamento em cota única.

De acordo Spilki, neste ano, o reajuste foi de 10,23% com base no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). Segundo ele, o valor também é consequência da greve dos caminhoneiros, realizada no ano passado, e que impactou a área econômica nacional como um todo. “Essa greve nós estamos pagando agora”, afirma.

Spilki também faz um chamamento aos próprios contribuintes que realizaram modificações em suas propriedades para que compareçam à Secretaria e atualizarem os dados referentes aos seus imóveis. Segundo ele, até agora foram cerca de sete mil imóveis aferidos, mas o montante chega a 32 mil, que devem ser feitos de forma gradual.

 

Ouça a entrevista com o secretário municipal de Finanças, Benami Spilki:

 

Foto: Prefeitura de Farroupilha