Defesa Civil alerta moradores ribeirinhos ao Rio das Antas após fissura em barragem

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta neste sábado, 25, para 11 cidades da Serra gaúcha referente ao risco de enchentes devido à fissura detectada na barragem de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) entre São Francisco de Paula e Bom Jesus. O comunicado é dirigido, principalmente, aos locais próximos ao Rio das Antas. A Energética Campos de Cima da Serra, empresa responsável, já colocou em prática medidas do plano de emergência. Uma equipe de engenheiros do Rio de Janeiro já foram acionados e estão se deslocando para o Rio Grande do Sul.

Segundo o órgão, a situação está controlada e não há necessidade de remoção das famílias. De forma preventiva, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta via SMS para os moradores de comunidades ribeirinhas ao Rio das Antas. O alerta abrangeu os municípios de Antônio Prado, Bom Jesus, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Francisco de Paula, São Marcos e Vacaria.

 

NOTA OFICIAL DA EMPRESA RESPONSÁVEL:

“A Energética Campos de Cima da Serra acionou, neste sábado (25/7), o nível de segurança de emergência conforme estabelecido no Plano de Emergência (PAE) da PCH Passo do Meio, localizada no município de São Francisco de Paula (RS).

A empresa, que realiza o monitoramento contínuo das estruturas operacionais, detectou percolação no vertedouro da usina, e mobilizou imediatamente equipes com especialistas técnicos para avaliar a questão.

A Energética Campos de Cima da Serra segue executando as atividades do PAE em conjunto com as autoridades locais, a fim de garantir o seu cumprimento e manter os níveis de segurança nele previstos”.

 

Foto: Divulgação Defesa Civil