Deputada Estadual Fran Somensi protocola Projeto de Lei da Farmácia Solidária

Com objetivo de auxiliar no tratamento de saúde das pessoas, por meio do acesso gratuito a medicamentos, provenientes de doações de amostras grátis de consultórios médicos, da comunidade e outras instituições da sociedade civil, a deputada estadual Fran Somensi, protocolou na assembléia legislativa o Projeto que trata da criação do Programa Solidare – Farmácia Solidária em todo Estado do Rio Grande do Sul.

De autoria da primeira dama de Farroupilha, e agora deputada estadual Fran Somensi, o projeto funciona na cidade da Serra há mais de três anos, e nesse período beneficiou mais de 10 mil pessoas, dispensando mais de R$ 1,3 milhões em medicamentos e destinando mais de duas toneladas ao descarte correto. A ideia de levar esse programa para outras cidades foi a principal bandeira levantada por Francis durante a campanha eleitoral de 2018.

Em Farroupilha o programa Farmácia Solidária – Solidare, já funciona desde 2015 e foi instituído pelo decreto municipal 5.841. A responsabilidade do descarte é da Secretaria do meio ambiente do município. Até o momento não se tem uma legislação estadual ou federal específica para o tema.

O estoque é abastecido com antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, entre outros e opera integrado com a prefeitura, evitando assim que o paciente retire medicamentos nos dois lugares.

Para ser beneficiado, é preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS) ou receita médica particular e comprovante de renda pessoal de até um salário mínimo e meio. Nos dois casos, é necessário comprovar residência no município.

 

Ouça a entrevista com a deputada estadual Fran Somensi:

 

Foto: Assembléia Legislativa