Dezenas de veículos participam da 11ª pré-romaria dos Carros Antigos em Caravaggio

Duas pré-romarias movimentaram o Santuário de Caravaggio neste sábado, dia 27. Pela manhã, cerca de 100 motorhomes participaram do encontro de fé. À tarde, a 11ª pré-romaria dos carros antigos reuniu aproximadamente 300 veículos, que mostraram sua beleza preservada ao longo de décadas. Os apreciadores dos clássicos antigos iniciaram a concentração em Caxias do Sul às 14h. Guiados pela imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, em carreata, seguiram até o Santuário. Às 17 horas, os proprietários, juntamente com seus familiares, participaram de uma missa especial, que foi celebrada pelo Pe. Jocimar Romio.

O organizador e um dos idealizadores desta pré-romaria, José Bassoto, comenta que o encontro de fé reúne pessoas de diversos municípios de Serra gaúcha. Além disso, ele é responsável por carregar a imagem de Nossa Senhora durante a procissão. Bassoto a leva em seu Chevrolet 3100, conhecido no Brasil como Boca de Bagre, que foi o veículo que a conduziu durante todas as edições desta romaria.

Além disso, Bassoto, que também é muito devoto de Nossa Senhora, relata que essa romaria o emociona, pois são vistas grandes expressões de fé e devoção. “Sempre digo que eu fico bastante emocionado, porque tu passa com a Santa sobre a caminhonete, mesmo na ida pra lá (Caxias do Sul), já cheguei a ver pessoas se ajoelhando na beira do asfalto, fazendo o sinal da cruz, implorando a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio. Isso é maravilhoso”, comenta.

As pré-romarias iniciaram no dia 13 de abril e seguem até o dia 19 de maio, sempre aos sábados, antecedendo a 140ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Neste ano, a festa ocorre nos dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo. O tema desta edição é: “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”, que recorda um desejo do Papa Francisco de vencer a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença.

 

Confira o calendário das pré-romarias e os horários das missas no Santuário:

04 de maio – 16ª Romaria dos Ciclistas – Concentração no Colégio São Tiago às 10h, e chegada ao Santuário às 11h;
04 de maio – 5ª Romaria das Crianças – Concentração no início da Avenida Dom José Barea com saída às 14h;
11 de maio – 26ª Cavalgada da Fé – Concentração e saída às 8h do Campus 8 da UCS, e  chegada ao Santuário às 11h;
11 de maio – 12ª Romaria dos Jipeiros – Saída do Restaurante Ronda Charrua às 14h, e chegada ao Santuário às 15h;
18 de maio – 10ª Caminhada e Corrida da Fé – Saída às 7h do Posto SIM, na RS-122, próximo ao Shopping Iguatemi, e chegada ao Santuário às 10h30;
18 de maio – 41ª Romaria dos Motociclistas – Concentração no Campus 8 da UCS, com saída às 14h, e chegada ao Santuário às 15h;
25 de maio – 6ª Romaria da Juventude – Saída às 10h do início da Avenida Dom José Barea, e missa às 10h30.

 

Confira as fotos da 11ª pré-romaria dos Carros Antigos:

 

Fotos: Gleici Trois e Mariana Ávila