Diácono Lucivan Francieski será ordenado padre no próximo sábado, dia 18

O diácono Lucivan Francieski será ordenado padre da Igreja Católica numa missa solene, no sábado, 18 de maio, a partir das 09h30, na igreja Santa Teresa, município de Santa Tereza e sua cidade natal. Aos 26 anos, o jovem receberá das mãos do bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni, o grau de presbítero.

FIlho de Eloi e Rosane Francieski, Lucivan ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida no ano de 2007, onde concluiu o Ensino Médio. Em 2010, passou a residir no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha-RS, na etapa do Curso Propedêutico.

Retornando a Caxias, de 2011 a 2013 cursou bacharelado em Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e residiu no Seminário Maior São José. Entre os anos de 2014 e 2017, Francieski se graduou em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

No final de 2017, recebeu a designação de dom Alessandro para atuar na Paróquia São José, no bairro Desvio Rizzo, paróquia em que recebeu a ordenação diaconal, em 04 de novembro de 2018. Neste ano de 2019, Francieski também passou a acompanhar o Grupo Vocacional de Caxias do Sul, que reúne jovens em etapa escolar.

De acordo com Lucivan, este passo é fruto de uma firme decisão de serviço à Igreja, povo de Deus. “Ao todo, foram 11 anos de preparação e amadurecimento. Se digo meu ‘sim’ a Cristo é para poder servir melhor às pessoas das comunidades da nossa diocese”, completa.

“Nossa glória é a Cruz” é o lema escolhido por Lucivan para a celebração na qual receberá o presbiterado. A frase é retirada da carta de São Paulo aos Gálatas. Ao final da missa será servido almoço de confraternização no Salão Paroquial de Santa Tereza.

O Grupo Vocacional está organizando transporte para participar da atividade. A saída será junto à igreja São Pelegrino, na avenida Rio Branco. Mais informações e inscrições para o transporte podem ser realizados pelo fone (54) 9 9131-8668, com Ieda Giacomelli.

A celebração será transmitida ao vivo pela página da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul no Facebook, e também pela Rádio Miriam Caravaggio, através da frequência 1160 AM, do site, ou do aplicativo Rádio Miriam Caravaggio.

 

Ouça a entrevista com o diácono Lucivan Francieski:

 

Foto e informações: Felipe Padilha / Ruah Comunicação