Diocese de Caxias do Sul libera celebrações religiosas com restrições

A Diocese de Caxias do Sul publicou no início da tarde desta segunda-feira, 27, comunicado oficial que autoriza a celebração de missas com a presença dos fiéis nas paróquias, comunidades, capelas e nos oratórios. As comunidades e paróquias devem seguir as determinações de higienização e prevenção. Cada pároco terá autonomia para organizar a retomada das atividades. A determinação passa a valer a partir da publicação, datada de 27 de abril.

Entre as normas estão o limite máximo de 30 pessoas dentro do local; a disponibilização de álcool gel 70%; a delimitação de espaço nos bandos e assuntos de, no mínimo, dois metros; a higienização dos bancos antes e depois das celebrações; a dispensa dos ministros da eucaristia e a higienização da mãos antes e depois da distribuição da eucaristia; além da orientação de que todos utilizem máscaras e que as pessoas que pertencem ao grupo de risco permaneçam em casa.

Já os encontros de catequese, atividades pastorais em geral, festas de padroeiros, eventos e qualquer atividade que envolva os salões paroquiais e comunitários ou que geram aglomerações permanecem suspensos.

 

Foto: Mariana Ávila