Diocese de Caxias do Sul prepara Encontro Diocesano de Leigos

A Diocese de Caxias do Sul irá realizar, no domingo, 25 de novembro, o Encontro de Leigos. A celebração, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS), marca o encerramento do Ano Nacional do Laicato, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento terá início às 08h30, com a recepção e acolhida, seguida de momento de espiritualidade. Logo depois, o professor Arnaldo Poletto irá aprofundar a temática “Cristãos leigos e leigas a serviço do Reino”. A Santa Missa está marcada para o meio-dia, com a presença do bispo diocesano, dom Alessandro Ruffinoni  e, às 12h30, acontecerá a celebração com a bênção de envio.

A atividade finaliza com o almoço, no qual os participantes são convidados a levarem um prato de doce ou salgado para ser partilhado. O Encontro de Leigos será coordenado pelo Conselho Diocesano de Leigos, formado por formado por representantes das pastorais, serviços e movimentos da Igreja.

De acordo com o coordenador do Conselho, José Jardelino, o Ano Nacional do Laicato demonstrou sua importância no chamado de homens e mulheres, jovens e velhos a assumirem a missão da Igreja e da sociedade como protagonistas. “Durante esse período pudemos avaliar, retomar e reassumir nosso papel enquanto batizados que têm a missão de levar o Evangelho para a Igreja e para o mundo. Por isso, queremos fazer desse Encontro Diocesano uma grande celebração para a partilha e a troca de experiências entre as pessoas das diversas regiões pastorais”, salienta.

Sobre a Diocese de Caxias do Sul

Fundada em 1934, quando foi desmembrada da arquidiocese de Porto Alegre, a diocese de Caxias do Sul abrange 32 municípios da região leste da Serra Gaúcha. Conta com 74 paróquias, 983 comunidades (igrejas) e quatro santuários. Dispõe de um Centro de Formação Pastoral, em Caxias do Sul, e dois seminários. Dom Paulo Moretto é o bispo emérito e bom Alessandro Ruffinoni é o bispo em atividade.