Disque Ajuda atende necessidades de 32 cidades de abrangência da Diocese de Caxias do Sul

Diante das necessidades impostas pela pandemia, movimentos da igreja católica e a Diocese de Caxias do Sul vem desenvolvendo o projeto Disque Ajuda. Por meio dos telefones (54) 98131-2110 ou 99241-3238, as pessoas podem solicitar apoio espiritual através da oração, apoio aos idosos e pessoas com Covid-19 para buscar compras nos supermercados ou farmácias, apoio a famílias em necessidades básicas e apoio psicológico. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.

De acordo com uma das coordenadoras, Dalva Passos Zanardi, em pouco mais de uma semana foram feitos mais de 15 atendimentos. Inicialmente, os principais pedidos foram em torno das necessidades básicas, como alimentos, gás, cobertas e atendimentos psicológicos. Ao todo, o projeto abrange 32 cidades pertencentes à Diocese de Caxias do Sul. Os pedidos que chegam são repassados para os voluntários que atuam nesses municípios.

Para suprir a necessidade de atendimentos de todos os pedidos, a coordenação comenta que é preciso desenvolver parcerias com a comunidade. É possível fazer doações para o projeto entrando em contato com os mesmos números citado acima. Assim, será definido como será realizada a entrega para a equipe responsável. Também é possível colaborar por meio de depósito na conta bancária que foi criada para a campanha (dados abaixo). “A nossa intenção é atender a todos, mas nós precisamos de parceiros”, explica Dalva.

Semanalmente, o site da Diocese de Caxias do Sul divulgará qual é a “necessidade da semana”, a fim de que sejam recebidos os itens mais necessários para aquele momento. Nesta semana, inclusive, a Dalva comenta que está sendo solicitado papel higiênico.

O projeto tem o envolvimento dos voluntários dos movimentos Renovação Carismática Católica (RCC), Lareira, Chammá, Cursilho, Focolares e Emaús, todos com atuação na Diocese de Caxias do Sul.

 

DADOS CONTA BANCÁRIA:

Banrisul
Agência 0180
C/C 06.304867.0-6
CNPJ 88.667.217/0001-09
Mitra Diocesana de Caxias do Sul

 

Ouça a entrevista com uma das coordenadoras do Disque Ajuda, Dalva Passos Zanardi:

 

Foto: Divulgação Disque Ajuda