Emoção marca abertura da novena da romaria Votiva na capela Nossa Senhora das Dores

Teve inicio na noite desta quinta-feira a novena preparatória a 118ª Romaria Votiva. A abertura ocorreu na Capela Nossa Senhora das Dores, linha 30, uma das sete comunidades que formam a paróquia de Nossa Senhora de Caravaggio. Moradores da localidade  destacaram a importância da visita de Nossa Senhora e dos envolvimento das famílias desde a construção do santuário de Caravaggio.

A história daquela comunidade se inicia com a chegada dos imigrantes Italianos,  no ano de 1880. A família Batista e da senhora Catarina Roman trouxeram da Itália a imagem de Nossa Senhora das Dores, juntamente com um crucifixo  de madeira, dentro de uma barrica. Também trouxeram o sino que ficou em São Leopoldo. Após estabelecidos na localidade, várias pessoas encarregaram-se de buscar o sino. As famílias estabeleceram-se no Travessão de número 30, da demarcação da nova colônia. Foi  construída pequena igreja, local de encontro para récita do terço, celebrações e confraternizações. São 137 anos de fé dedicada à devoção Nossa Senhora das Dores.

Os primeiros religiosos que atenderam a comunidade foram os padres: Santo Dal Bosco e Albino Agazzi.

A Comunidade está  organizada com a equipe administrativa, grupo de liturgia e canto, catequese e jovens, capelinha domiciliar, clube de Mães e esporte. As famílias preservam a fé e os princípios herdados dos antepassados.

Todos os anos celebra-se a padroeira com  intensa preparação, almoço, sorteios e recreação. A celebração de missa sempre é o momento mais importante das festividades.

Nesta sexta-feira, 19 de janeiro, será a vez da comunidade de Todos os Santos receber a visita de Nossa Senhora de Caravaggio com a celebração e bênção da vindima iniciando às 20h.

 

Leandro Ávila acompanhou a visita  e conversou com pessoas da comunidade sobre a presença de Nossa Senhora de Caravaggio.

Ouça:

 

Comunidades que recebem a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio nos próximos dias, sempre às 20h:

19/01 – Comunidade de Todos os Santos (Busa)

20/01 – Comunidade de São José

21/01 – Comunidade de Nossa Senhora de Monte Bérico

22/01 – Comunidade de São Tiago

23/01 – Comunidade de São Vitor e Corona

24/01 – Comunidade de Santa Juliana

 

Missas que serão celebradas no Santuário, às 20h:

25/01 – Paróquia Santo Antônio – Forqueta

26/01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Pinto Bandeira

27/01 –  Paróquia Santa Cruz – Nova Milano

28/01 –  Paróquia Jesus Ressuscitado

29/01 – Paróquia São Marcos

30/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo – Nova Roma do Sul

31/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor

 

DIA FESTIVO

No dia festivo, 2 de fevereiro, a programação no Santuário de Caravaggio inicia cedo, às 8h, com missa. Às 10h30 ocorre a missa festiva seguida da procissão e benção das máquinas agrícolas. Às 12h30 ocorre o almoço festivo, seguido da récita do terço às 14h30, missas às 15h e 17h, e encerrando com récita do terço às 18h. Paralelamente ocorre a exposição dos produtos ofertados pelo agricultores, que após a festa serão doados à entidades assistenciais do município.

 

Fotos: Leandro Ávila