Entidades e viticultores do município de Farroupilha discutem futuro do setor

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, a primeira edição do Seminário de Viticultura de Farroupilha, no salão da comunidade de Santos Anjos. As atividades iniciaram às 8 horas com recepção aos participantes. Foram realizadas várias palestras voltadas a produção de uva, ministradas por profissionais da Emater/RS, Embrapa, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar).

O primeiro palestrante foi o enólogo Thompson Didoné, da Emater/RS, que falou sobre Legalização de Vinícolas Coloniais. Na sequência o assunto foi Manejo de pragas da videira com foco na pérola-da-terra, com o Dr. Marcos Botton da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves. O Projeto Farroupilha 2020-2040 da Prefeitura de Farroupilha também esteve em plenário, assim como o presidente da Emater/RS Ascar, Geraldo Sandrei, que falou sobre Tendências da Agricultura e do Agronegócio em Farroupilha.

À tarde os participantes puderam acompanhar as informações na prática através do Dia de Campo, com o Manejo de plantas de cobertura do solo, com a Engenheira Paula Pilech e o Engenheiro Henrique Queiros da Emater/RS. Qualidade de mudas de videira, com o doutor Daniel Grohs da Embrapa e o Engenheiro Enio Todeschini da Emater/RS. Coleta de amostras de solo e folha com o Engenheiro Gustavo Ayres e o Engenheiro Daniel Batista da Emater/RS e Recolhimento de embalagens e depósitos de agrotóxicos com o Engenheiro Rudinei Giraldello da Emater/RS, o Engenheiro Adriano de Gasperin da Emater/RS, o advogado Daniel Trois da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e o Engenheiro Adriano Callegari do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha.

 

Foto: Zé Theodoro