Escola Família Agrícola oferece Ensino Médio com teorias e práticas do campo

A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) está com as matrículas abertas para o Curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio. Voltada principalmente a filhos e filhas de agricultores, a EFASERRA funciona em São Pedro da Terceira Légua, interior de Caxias do Sul. As inscrições para o ano de 2018 devem ser feitas na instituição.

A EFASERRA é uma escola comunitária de educação do campo, fundada por uma associação de agricultores e que tem como objetivo promover a formação integral de seus filhos e filhas, e o desenvolvimento do meio onde estão inseridos, além de formar uma consciência coletiva sobre a situação de seu próprio ambiente. Também oferece uma formação baseada nas capacidades de cada um e estimula o espírito de iniciativa e criatividade, trabalho em equipe, senso de responsabilidade e de solidariedade.

A instituição desenvolve atividades relacionadas à realidade dos estudantes, aliando a teoria à prática, e busca apresentar alternativas para a permanência dos jovens no campo com qualificação, desenvolvimento do meio e geração de renda.

Para isso, utiliza como metodologia a Pedagogia da Alternância. Por esse método, os estudantes permanecem uma semana na escola, de segunda a sexta-feira, convivendo e trocando experiências em grupo. Na semana seguinte, ficam uma semana junto com a sua família/comunidade, propiciando, assim, a interação e a comunhão entre o conhecimento técnico e o saber popular, mantendo o vínculo com suas propriedades.

Na semana em que os jovens rurais estão no ambiente sociofamiliar, aplicam os conhecimentos na propriedade da família e atuam como agentes multiplicadores, organizando a propriedade, ocupando os espaços de produção de alimentos e comercialização, envolvendo também a família e a comunidade. Neste período, os jovens recebem visitas da equipe de educadores para acompanhar a aplicação prática do aprendizado.

Atualmente, a EFASERRA atende 18 municípios da Serra Gaúcha: Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Feliz, Garibaldi, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Picada Café, Pinto Bandeira, São Francisco de Paula, São Marcos e Vale Real.

Para ingressar na Escola, o jovem deve ter concluído o Ensino Fundamental e ter vínculo com a agricultura.

No dia 16 de dezembro será realizada a solenidade de conclusão do curso Técnico em Agropecuária. São 24 alunos das duas primeiras turmas da Escola e esta será a primeira formatura na EFASERRA.

EFASERRA – Fale conosco:

– Endereço: Estrada do Imigrante, 575 – São Pedro da Terceira Légua – Caxias do Sul – RS

– Telefones: (54) 3026.8522 | (54) 99619.5495 | (54) 3013.4499

– E-mail: [email protected]

[email protected]

Facebook

 

Foto: Escola Família Agrícola

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *