Especialista alerta para necessidade urgente da Reforma da Previdência

O professor de pós-graduação da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) Cláudio Branchieri, foi o palestrante da reunião almoço da Câmara de Indústria Comércio (CIC) de Farroupilha nesta quinta-feira, 13. Ele falou sobre a Reforma da Previdência e o futuro do Brasil, a qual considera de fundamental importância para a solidez da Previdência. Porém, entende que ela precisa ser feita com urgência e com seriedade, para isso alerta que é importante que o tema seja debatido com a sociedade, mas sem protelação. Neste sentido avalia que são justas as manifestações desta sexta-feira, embora contra a Reforma, por se tratarem de  movimentos que fazem parte do debate Democrático.

Quanto a proposta do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que retirou a desconstitucionalização da reforma, Cláudio entende que está correto, pois acredita que a proposta a ser construída não pode depender de futuras matérias complementares. O palestrante é enfático em relação a necessidade da reforma, a ponto de afirmar que se não ocorrer o Brasil vai quebrar e não conseguirá mais crescer.

No seu entendimento a tendência é que parte da receita seja recuperada no regime de quem ganha mais irá contribui com mais. Por outro lado acredita que não cabe somente ao governo a responsabilidade da reforma, mas também tem que ter a colaboração e o entendimento do Congresso.

 

Foto: Zé Theodoro