Evaldo Kuiava e Odacir Graciolli são reconduzidos aos cargos de reitor e vice-reitor da UCS

Eleição foi realizada pelos membros do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul na tarde desta segunda-feira, dia 26 de março. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Diretor da Fundação da Universidade de Caxias do Sul, professor Ambrósio Luiz Bonalume, após a reunião que teve a participação dos sete integrantes do Conselho. A votação foi secreta e a chapa do professor Evaldo Kuiava obteve 4 votos. A chapa dos professores Eric Charles Henri Dorion (reitor) e Gabriel Sperandio Milan (vice-reitor) recebeu três votos. “No dia 2 de maio, conforme prevê o Estatuto da Fundação Universidade de Caxias do Sul, será realizada a cerimônia de posse que dará início à gestão 2018-2022”, concluiu o presidente do Conselho Diretor.

O reitor Evaldo Kuiava agradeceu a confiança e afirmou que continuará a atuar com o Conselho Diretor da FUCS no sentido de consolidar a missão institucional e promover o desenvolvimento da região. “Nos próximos quatros anos vamos operacionalizar o Plano de Gestão da nossa candidatura e promover as mudanças necessárias para manter a Universidade em um nível de excelência que garanta seu lugar de destaque no cenário das Instituições de Ensino Superior em nosso país”.

Há 24 anos na Universidade de Caxias do Sul, o professor Evaldo Kuiava possui graduação em Filosofia e MBA em Gestão Universitária pela UCS. É mestre e doutor em Filosofia pela PUCRS. Com larga experiência nacional e internacional, trabalhou como professor convidado na Université Lumière Lyon 2, França (2013). Desde 1993, é professor e pesquisador na UCS nas áreas de Filosofia e Educação, atuando nos programas de pós-graduação em Filosofia e em Educação. É coeditor da revista Conjectura da Área do Conhecimento de Humanidades. Ao longo de sua trajetória acadêmica, colaborou para a gestão universitária como chefe de Departamento, diretor de Centro e pró-reitor Acadêmico. Também tem experiência como consultor empresarial nas áreas de Responsabilidade Social e Ética Aplicada. Recebeu, em 2016, o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia da Educação pela Organización de las Américas para la Excelencia Educativa e de Embaixador de Paz pela Organización de las Américas para la Ética en la Educación.

O vice-reitor Odacir Deonísio Graciolli possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1991). É mestre (1994) e doutor (1998) em Engenharia de Produção pela UFSC. É professor titular da UCS e professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Pesquisa Operacional atuando principalmente na otimização de sistemas produtivos e da cadeia logística. É especialista em gestão universitária e possui ampla experiência atuando desde 1998 na coordenação de cursos, chefe de Departamento, diretor de Centro, pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e vice-reitor.

 

Plano de Gestão 2018-2022

No resumo do Plano de Gestão para a UCS para o período de 2018 a 2022, o professor Evaldo Kuiava destaca as quatro diretrizes que nortearão o conjunto de estratégias e ações para o período: “Excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; Inserção acadêmica nacional e internacional; Empreendedorismo e inovação; e Sustentabilidade institucional.

 

 

Foto: Claudia Velho-Divulgação