Farmácia Solidare passa a atender nas quartas-feiras a partir de 13 de março

Lançada em 2015, o projeto Farmácia Solidare busca reduzir o desperdício de medicamentos, contribuir para o tratamento de saúde de pessoas carentes e promover o descarte correto de medicamentos. Desde então ela vinha atendendo a comunidade nas terças-feiras, das 8 às 12 horas. Neste mês, a coordenação da Solidare informou que, a partir do dia 13 de março, o atendimento passará a ser nas quartas-feiras, mantendo o horário habitual. A farmácia funciona junto ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) e também atende pelo telefone 99608-0055.

 

Como colaborar com o projeto?

Os medicamentos podem ser entregues nos pontos de coleta espalhados pelas Unidades Básicas de Saúde, sede da Prefeitura, CEAC, Câmara de Vereadores, sindicatos e algumas empresas do município. Podem ser doados antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, linha injetável, leites especiais, poli vitamínicos, anti-hipertensivos, remédios de controle especial, colírios, entre outros.

De acordo com a idealizadora do projeto Farmácia Solidare, Francis Somensi, qualquer tipo de medicamento pode ser doado, estando ou não dentro do prazo de validade. Além disso, as cartelas não precisam estar completas e não é necessário estar dentro da embalagem original. “As pessoas não precisam se preocupar se vai servir ou não. Essa preocupação a gente tem lá profissionais qualificados que farão essa avaliação”, destaca Francis.

A partir do momento em que os remédios chegam até a sede do projeto, eles passam por três triagens que verificarão se o medicamento está dentro das condições de uso.

 

O que é necessário para retirar medicamentos?

Para ser beneficiado é preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência de Farroupilha ou apresentar receita médica particular, comprovante de renda pessoal de até um salário mínimo e meio e comprovante de residência de Farroupilha.

 

Ouça a entrevista com a idealizadora do projeto Farmácia Solidare, Francis Somensi:

 

Foto: Adroir Fotógrafo