Farroupilha acolhe a centelha do Fogo Simbólico da Pátria

Farroupilha recebeu na tarde desta quinta-feira, 22, uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria. A condução e entrega foi realizada pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, por meio do Tenente Paulo Roberto Pretto. A chama será mantida acesa até as comemorações do dia 7 de setembro. O ato contou com a presença de autoridades da Prefeitura Municipal, militares, escoteiros e servidores. Por fim, alunos que integram o coral do Centro de Atendimento Integral do Bairro 1º de Maio apresentaram algumas canções.

Todas os anos, o município elenca um tema para ser trabalhado nas escolas. Neste ano, o assunto escolhido foi a “Atuação Empreendedora: Um desafio de inovação, habilidades e adaptação”. O professor e diretor da Secretaria de Educação, Vinícius De Césaro, destaca que serão realizado trabalhos nas escolas em torno da temática, como também o desfile no dia 7 de setembro a terá como base. “O que que é uma atitude empreendedora? É uma atitude de quem não se acomoda, de quem entende que as oportunidades existem, o mundo é dinâmico, as culturas se renovam, novas situações se apresentam”, comenta.

A programação que antecede o Dia da Independência do Brasil segue no dia 30 de agosto, com a cerimônia do Fogo de Conselho, conduzido pelos os Grupos de Escoteiros Guaracy 78, Salto Ventoso e Rouxinol da Serra, às 20 horas, na Escola Municipal Ângelo Chiele. A abertura oficial das festividades acontece no dia 31 de agosto, às 9h30, na Escola Municipal Primeiro de Maio.

De 1º a 6 de setembro, haverá o hasteamento e arriamento da bandeira na prefeitura e nas escolas do município. Na segunda-feira, 02, a Câmara de Vereadores realiza a tradicional Sessão Solene alusiva à semana da Pátria, às 18 horas. Já o Desfile Cívico encerra a programação no dia 07 de setembro, às 9h45, na rua Coronel Pena de Moraes. O fogo simbólico chega às 9h30 na Praça da Bandeira e sua extinção será às 17h, no mesmo local.

 

Ouça a entrevista com o professor e diretor da Secretaria de Educação, Vinícius De Césaro:

 

Fotos: Gleici Trois