Farroupilha apresenta os melhores vinhos, frisantes, sucos e espumantes de 2019

A premiação da 14ª Seleção de Vinhos de Farroupilha aconteceu na noite desta sexta-feira, 30, no Centro de Eventos Mario Bianchi. Foram 190 amostras de vinhos, espumantes e sucos inscritas por 12 vinícolas em 13 categorias. Os melhores receberam medalha de ouro, prata e bronze. A avaliação das amostras foi feita por 26 especialistas em três dias. No evento de premiação foram oferecidos todos os vinhos, sucos e espumantes participantes do concurso. Foram 190 amostras inscritas na 14ª Seleção de Vinhos que passaram por Análise Sensorial.

Os 190 vinhos, frisantes, espumantes e sucos de uva inscritos na 14ª Seleção de Vinhos de Farroupilha, registrou recorde e passaram por análise sensorial no período de 6 a 8 de agosto, através de enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Os trabalhos foram realizados no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, no turno da manhã.

A promoção da 14ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

As amostras foram inscritas por 12 vinícolas, em 13 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tintos e brancos; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva. Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha –  ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região.

 

Foto: José Theodoro