Farroupilha apresenta projeto base para a construção da UFRGS no município

O projeto elaborado na Secretaria de Planejamento de Farroupilha servirá de base para a construção do Escritório de Inovação do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS (Zenit) em Farroupilha. A arquiteta e urbanista Samila Balbinot e a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo Tainara Chiele idealizaram o empreendimento. Agora, a Universidade, baseada na proposta inicial desenvolverá o anteprojeto até 1º de novembro.

 

O projeto apresentado pela Prefeitura prevê inicialmente que o Escritório de Inovação terá acesso principal pela Avenida São Vicente, com sistema de mobilidade composto por via de veículos, apenas para os usuários do Parque, ciclovia e caminhos para pedestres.

O edifício possui quatro pavimentos, cada um com área aproximada de 2.100,00m² e um subsolo de estacionamentos e infraestrutura de abastecimento, totalizando um empreendimento de 10.000,00m² de área construída.

O edifício é composto por centros de pesquisas, laboratórios, salas para cursos de extensão, com capacidade total para 312 alunos e instalação de startups. Também estão previstos espaços de estar, convívio e descontração; restaurante e bar; auditório com capacidade para até 250 pessoas; salas para parceiros; containers que funcionarão como estruturas para pesquisas móveis; central de drones, salas de co-working e espaço Marco Zero. Serão 1.000,00m² voltados só para a instalação de startups.

 

Para o desenvolvimento sustentável em todos os sentidos, serão adotadas iniciativas como cobertura verde, painéis fotovoltaicos, reaproveitamento das águas da chuva, pavimentações permeáveis, drenagens naturais, aproveitamento da iluminação natural e controle da entrada da luz solar por meio dispositivos arquitetônicos adotados na fachada.

Em maio deste ano a Prefeitura e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinaram o Protocolo de Intenções para a implementação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS no município. No mês seguinte, a Câmara de Vereadores aprovou a doação de um terreno para a Universidade.

Fotos e imagens – Secretaria do Planejamento de Farroupilha